Incêndio em Silves em fase de resolução. A2 reaberta ao trânsito

Um incêndio em São Bartolomeu de Messines obrigou ao corte da autoestrada no Algarve na zona de Silves. A circulação já foi entretanto retomada em ambos os sentidos e o incêndio está já em fase de resolução.

Foto
Paulo Pimenta

Um incêndio que deflagrou esta sexta-feira obrigou ao corte da A2 em ambos os sentidos na zona de Silves, confirmou ao PÚBLICO fonte da Brisa. Entretanto, por voltas das 17h, a circulação foi retomada em ambos os sentidos.

O incêndio deflagrou numa zona de mato na freguesia de São Bartolomeu de Messines. O alerta foi dado às 12h09 para o incêndio, que lavrou numa zona rural “sem colocar em risco edificações” e sem ter causado qualquer dano, referiu a fonte do CDOS à Lusa. Neste momento, o combate ao fogo mobiliza cerca de 199 operacionais, 74 meios técnicos, 12 máquinas de rasto que vão manter-se ao longo da noite a trabalhar no rescaldo, depois de uma tarde em que chegaram a contar com o apoio de 12 meios aéreos, oito dos quais a operar em permanência.

Entre estes meios aéreos esteve também o helicóptero pesado Kamov que, na quinta-feira, começou a operar na ajuda ao combate a um incêndio rural em Cachopo, Tavira, e reforçou os meios aéreos no Algarve, após receber a autorização para operar por parte da Autoridade Nacional de Aviação Civil, precisou.

O incêndio, que deflagrou ao início da tarde, “está dominado”, com “cerca de 80% do perímetro consolidado”, embora o quadro meteorológico aponte para “continuação de vento forte”, o que “naturalmente mantém a preocupação no terreno”, alertou.

“O fogo teve inicialmente três frentes, foi logo reconhecido como potencial de desenvolvimento, tendo sido utilizado um ataque musculado na parte inicial, o que está na base do seu controlo após poucas horas”, considerou Richard Marques.

A mesma fonte acrescentou que o fogo deflagrou “numa zona de rápida propagação”, composta por “matos, eucaliptos e pinhal”, mas a estratégia de combate utilizada “com identificação dos pontos sensíveis”, foi “essencial para conseguir dominar as chamas”.

Um bombeiro da corporação de Aljezur sofreu ferimentos no combate ao incêndio e tem queimaduras nos membros inferiores. No entanto, o seu estado não inspira cuidados de maior, disse aos jornalistas o comandante operacional Richard Marques. O comandante operacional e dos bombeiros de Portimão explicou que o bombeiro estava na frente de fogo quando foi atingido pelas chamas, mas garantiu que os ferimentos “não são uma situação de preocupação maior”, apesar de ter sido mesmo assim transportado para uma unidade hospitalar, que não identificou.

Segundo Richard Marques, “não houve necessidade de evacuar casas nem retirar habitantes”, embora tenha sido equacionada a hipótese, caso o fumo atingisse a zona e o parque de campismo próximo. O comandante frisou ainda que as notícias que davam conta da evacuação por precaução de uma zona utilizada para parquear autocaravanas em Paul, não são rigorosas, porque no local há “um parque ilegal de autocaravanas, mas que na altura estava desocupado”, assegurou.

A mesma fonte esclareceu ainda que a Autoestrada 2 (A2) esteve encerrada na totalidade “apenas 45 minutos”, mas encontra-se já a operar com normalidade, depois de o sentido norte-sul ter sido o último a reabrir ao trânsito, em Messines, no Algarve.

A Auto-estrada do Sul é a segunda maior auto-estrada portuguesa e liga Lisboa a Albufeira, sendo muito utilizada por turistas nesta altura do ano.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários