Orange Is The New Black: chega ao fim a série que deixou o Netflix sair em liberdade

A última temporada reajusta o foco para os centros de detenção de migrantes ilegais e dá um desfecho às dezenas de reclusas que acompanhou nos últimos seis anos. Sem spoilers.

Foto
Taryn Manning (Pennsatucky, à esquerda) e Uso Aduba (Suzanne “Crazy Eyes”), à direita NETFLIX

É o fim da sentença de Orange Is The New Black (OITNB): a última temporada da série que foi uma das pioneiras das produções originais do Netflix chega aos ecrãs nesta sexta-feira e dá um desfecho às histórias das dezenas de reclusas que foi acompanhando ao longo dos últimos seis anos — dentro da prisão ou fora dela. Além da sua ambição de “normalizar a diversidade” num misto de drama e comédia, OITNB ajudou a moldar a nova era de streaming e a dar ao Netflix a sua primeira jóia da coroa — uma série de sucesso produzida não para grandes canais de televisão, mas exclusivamente para a plataforma. A forma como quebrou as regras e os moldes de como se fazia televisão fez com que a revista Time a considerasse “a série mais importante da década”.

Ainda que não tenha sido a primeira série original do Netflix (antes houve Lilyhammer, Arrested Development e House of Cards), foi uma das primeiras a abrirem as portas à diversidade quando isso ainda não era considerado um requisito. Foi também um dos primeiros fenómenos de streaming e um dos precursores do binge-watching: afinal, os episódios ficavam todos disponíveis de uma só vez deixando ao critério do utilizador decidir o que ver, quando ver e quanto ver — sem o hiato semanal típico das transmissões televisivas, tornava-se também mais fácil “processar” as dezenas de personagens. Ver os episódios todos de uma nova temporada de uma só vez pode não parecer novidade, mas tudo isto aconteceu em 2013.

Segundo as informações avançadas pelo Netflix (que não revela as audiências das suas séries), há cerca de 105 milhões de perfis da plataforma de streaming em que já se viu pelo menos um episódio da série — o que faz com que OITNB seja a série produzida pelo Netflix mais vista na plataforma. Os perfis da plataforma podem ser acedidos por várias pessoas, o que significa que o universo de OITNB pode ter chegado a bem mais pessoas — ainda mais se juntarmos à equação os downloads ilegais da série.

Os trunfos que a catapultaram para o sucesso são muitos. O elenco é quase todo feminino e há espaço para todas as mulheres: das pobres às famosas, das velhas às novas, das magras às gordas, das mais brancas às mais escuras, das saudáveis às doentes, das heterossexuais às bissexuais, às lésbicas e às transgénero. Os temas retratados são transversais e ficam espelhados não só na vida dentro da prisão como na reconstituição das razões que levaram a que cada uma das reclusas fosse condenada. Passa ainda pelos homicídios, pelas drogas, pelo cancro, pela religião, pelas condenações de inocentes, pelos gangues ou pelas tentativas de fuga.

Foto
NETFLIX

“Mesmo que as pessoas não tenham nada a ver com estas personagens, se elas forem capazes de reconhecer a verdade emocional da experiência humana de cada uma delas, então a série foi um sucesso”, admitiu a criadora (também envolvida na produção das séries Erva e Glow), Jenji Kohan, em entrevista ao New York Times. Agora, brinca, está “pronta para sair da prisão”.

Abrir os portões da diversidade

Como escreve o The New York Times, OITNB foi “fundamental para abrir os portões” da diversidade nos ecrãs; e, com tanta complexidade e diversidade, não se cai no erro de delegar a uma só personagem a representação total de um grupo social. Apesar da comédia e das referências à cultura pop (que trespassam das conversas para o DeLorean conduzido por um dos guardas), Kohan reconhece que a série consegue ser “opressiva, difícil, deprimente”.

De resto, a premissa é conhecida: a série é baseada na própria história da consultora-executiva Piper Kerman, que foi presa em 2004 depois de ter participado num esquema de droga internacional. Na série, a sua narrativa — reflectida na personagem Piper Chapman, uma mulher de classe alta interpretada pela então desconhecida Taylor Schilling — é apenas o tiro de partida para contar as histórias de dezenas de outras mulheres que estão também presas na ficcional penitenciária feminina de Litchfield e cujas histórias de fundo pintam um cenário bem diverso nos ecrãs.

Foto
A personagem Piper Chapman NETFLIX

A Vulture diz que esta sétima temporada é um regresso de OITNB “ao caminho certo” depois de deixar escapar alguma da sua “audácia” e de perder demasiado tempo com histórias desviantes — ainda que este seja precisamente um dos ingredientes da fórmula do sucesso da série, que ganhou Emmys tanto na categoria de Drama como de Comédia pela performance da actriz Uzo Aduba no papel da doente psiquiátrica Suzanne Warren ("Crazy Eyes"). Ao todo, cada temporada tem 13 episódios de uma hora. 

Além de retratar o quotidiano escondido das prisões — incluindo casamentos, partos, conflitos, mortes —, a série tem absorvido e integrado outros temas da actualidade e da política norte-americana. Nos quatro primeiros episódios da nova temporada a que o PÚBLICO assistiu, grande parte do enredo está relacionado com os centros de detenção para imigrantes ilegais que tentam cruzar a fronteira do México com os Estados Unidos (e também de quem sempre viveu no país, ainda que tivesse nascido fora) e da forma como as deportações são vistas como um negócio. “É pior do que uma prisão”, diz uma das personagens. Nesta sétima temporada, há ainda uma tentativa em jeito de conclusão de se ver a prisão como uma oportunidade, como um processo de reabilitação e não necessariamente como um castigo.

Sugerir correcção
Comentar