Tubarões já não têm refúgios no oceano

Aproximadamente um quarto dos habitats dos tubarões nos oceanos coincide com zonas de pesca activa e intensiva. Investigadores reclamam medidas urgentes para proteger estas espécies.

Foto
O tubarão-azul Neil Hammerschlag

Não é a primeira vez que os cientistas lembram que os (injustamente) temidos tubarões são mais presas do que predadores e não será a última. Desta vez, o alerta surge num artigo publicado na revista Nature por uma equipa internacional de mais de uma centena de cientistas, em que se encontram vários portugueses. O trabalho mostra que um quarto das zonas dos oceanos frequentadas pelos tubarões coincide com zonas de pesca activa. No caso das duas espécies mais capturadas, o tubarão-azul e o tubarão-anequim, a coincidência das posições de animais e pescadores aumenta para os 75%. Os tubarões estão cada vez mais ameaçados e Portugal é um dos países que continuam na lista dos principais culpados por isso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários