Tinto, mas limpo: do velho rio à vida nova do Parque Oriental

Obra permitiu acabar com um dos maiores problemas ambientais da Área Metropolitana do Porto. E amplia o Parque Oriental do Porto, com mais árvores e novos passadiços. Breve percurso num parque em construção

Foto

A casa de Odete Pinheiro poderia ser marco de fronteira entre duas cidades que, por estes dias, deram as mãos para celebrarem a conclusão de um longo processo de limpeza do Rio Tinto, um dos maiores problemas ambientais existentes na Área Metropolitana do Porto. Com essa empreitada - de construção de um interceptor entre as estações de tratamento das águas residuais (ETAR) do Meiral e do Freixo -, o Parque Oriental do Porto ganha também novo fôlego e inaugura mais três quilómetros junto ao leito do rio, entre o Freixo e Pêgo Negro, duplicando a sua dimensão e alcançando os 18 hectares. Em Gondomar, outros três quilómetros ficaram também concluídos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários