Eleições: Cibersegurança planeia sensibilização dos partidos

Todas estas acções estão a ser trabalhadas em articulação com a Comissão Nacional de Eleições e nas europeias de Maio não se registaram incidentes.

Foto
Evitar a desinformação e as fake news Miguel Manso

 O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) está a planear fazer acções de sensibilização em cibersegurança em eleições a responsáveis de campanha dos partidos concorrentes às legislativas de Outubro, afirmou à Lusa fonte do CNCS.

A exemplo do que aconteceu noutras eleições, o centro terá uma sala de situação e acompanhamento para o dia das legislativas de 6 de Outubro, segundo a mesma fonte. Com a sala de situação a funcionar -- existe uma na sede do centro de cibersegurança, em Lisboa - é possível dar uma resposta mais rápida e reagir a um eventual incidente ou ataque cibernético.

Além das acções de sensibilização com deputados, e outra em preparação com os responsáveis de campanha dos partidos, está igualmente a ser planeada a distribuição de um documento ou manual de boas práticas em cibersegurança.

O CNCS está igualmente a planear acções de sensibilização ao cidadão, nas redes sociais, com especial enfoque na desinformação, fenómeno a que podem estar associadas as chamadas “fake news” e que preocupa a União Europeia.

Todas as acções do centro de cibersegurança estão a ser trabalhadas em articulação com a Comissão Nacional de Eleições. Nas eleições europeias de 26 de Maio, o CNCS “não registou incidentes” associados “ao período de pré-campanha, campanha e eleições”.

O serviço do CNCS que coordena a resposta a incidentes de cibersegurança envolvendo entidades estatais, operadores de serviços essenciais, de infra estruturas e de serviços digitais, “não registou incidentes que tenham sido associados ao período de pré-campanha, campanha e eleições propriamente ditos”, lê-se numa resposta dada à Lusa pelo centro nacional de cibersegurança.

Ainda antes das europeias, o CNCS fez, em Abril, um exercício nacional para testar eventuais incidentes no ciberespaço, no âmbito do processo eleitoral.

Sugerir correcção
Comentar