Incêndio em Aljezur já foi dominado

De acordo com o segundo comandante operacional da Protecção Civil, Abel Gomes, o alerta para o fogo foi recebido pelas 15h27, tendo sido destacados para o local vários meios para um “combate inicial musculado”. Seis pessoas foram retiradas de casa por causa do fumo.

Foto
rui gaudêncio

O incêndio que deflagrou ao início da tarde desta sexta-feira numa zona de mato em Monte Clérigo, concelho de Aljezur (Algarve) e que estava a lavrar com intensidade, “perto de alguns pontos sensíveis”, nomeadamente edificações dispersas, já foi dominado.

De acordo com o segundo comandante operacional da Protecção Civil, Abel Gomes, o alerta para o fogo foi recebido pelas 15h27, tendo sido destacados para o local vários meios para um “combate inicial musculado”.

Segundo o responsável, o vento que se fez sentir na zona dificultou o combate às chamas. A página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, consultada pelo PÚBLICO às 20h10, informava que no combate ao incêndio estão envolvidos 213 operacionais, apoiados por 62 veículos e oito meios aéreos.

Seis pessoas foram retiradas das suas habitações no Monte Clérigo "por causa do intenso fumo”. Abel Gomes diz que as seis pessoas foram retiradas de três habitações como medida preventiva, “para evitar que fossem afectadas pelo intenso fumo”.

Abel Gomes disse que os meios no terreno foram reforçados com uma equipa de ataque ampliado, proveniente de Lisboa, e com operacionais da AFOCELCA - um agrupamento complementar dos grupos Navigator e ALTRI, que com uma estrutura profissional tem por missão apoiar o combate aos incêndios florestais nas propriedades das empresas agrupadas, em coordenação e colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

Sugerir correcção
Comentar