Bolsonaro pode visitar Portugal no início de 2020

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, disse que ainda não é possível definir data mas “se tudo der certo” será “para o começo do ano que vem”.

Foto
"O Brasil é um país irmão. Estamos à disposição da embaixada, como é normal e natural, para buscarmos o aprofundamento das nossas relações", disse Bolsonaro Reuters/ADRIANO MACHADO

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, pode visitar Portugal no início de 2020, disse esta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, numa entrevista à Lusa na cidade cabo-verdiana do Mindelo.

“Hoje tive uma reunião com o ministro [dos Negócios Estrangeiros] de Portugal, Augusto Silva, e estamos a programar. Se tudo der certo, é para o ano que vem. Espero que mais para o começo do ano. Ainda não temos data, preciso de falar com o próprio Presidente, mas ele quer muito ir a Portugal”, disse o ministro brasileiro.

O chefe da diplomacia do Brasil participou no Mindel na XXIV reunião do conselho de ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Este ano já temos uma agenda muito pesada, inclusive porque o Brasil está envolvido na presidência do BRICS [países de economias emergentes, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul], temos a presidência do Mercosul neste semestre, mas esperamos que no começo do ano que vem seja possível concretizar [a visita]”, acrescentou.

“É um país irmão, não podia ser mais próximo, de uma amizade muito produtiva e que nos alegra muito”, concluiu Ernesto Araújo.

O Presidente brasileiro disse esta sexta-feira à Lusa, em Brasília, que considera Portugal "um país irmão" e que o seu Governo “prioriza os países de língua portuguesa” através da presença do chefe da diplomacia na reunião da CPLP.

Jair Bolsonaro assumiu o cargo de Presidente do Brasil no dia 1 de janeiro de 2019.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários