Gente que não sabe em que acreditar

Quando deixamos de ser capazes de hierarquizar práticas culturais para não ofenderemos os outros, é porque estamos em vias de perder qualquer orientação ética e moral.

Boa parte dos leitores do PÚBLICO acha que não existem culturas superiores a outras e ficou muito indignada com o meu texto de terça-feira. Muitos concluíram mesmo (longo bocejo) que eu era xenófobo e racista, apesar de ter dito claramente no artigo que “a superioridade cultural de uma dada sociedade não tem relação com a superioridade intelectual dos indivíduos que a compõem”, porque a diferença não está no Q.I. de noruegueses e sudaneses, mas na qualidade das instituições na Noruega e no Sudão. Como agora o acesso aos meus artigos é pago, admito que muitas pessoas não tenham passado do primeiro parágrafo. Para os que passaram do primeiro parágrafo, e ainda assim se indignaram, proponho um pequeno teste de lógica, para verificar a força das suas convicções.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 178 comentários