Açores querem valorizar a floresta com o seu primeiro parque de arborismo

O parque será criado numa margem da lagoa das Furnas em São Miguel.

Foto
Lagoa das Furnas Manuel Roberto

Os Açores vão ter o seu primeiro parque de arborismo, que deverá ser criado em terreno florestal concessionado pelo Governo regional. O parque ficará localizado na margem norte da lagoa das Furnas, na ilha de São Miguel.

Os objectivos, assinalados pelo Governo açoriano em nota à imprensa, passam pela “valorização” e “divulgação do espaço florestal”, mas o projecto tem também o “intuito de diminuir a grande pressão turística” existente junto à lagoa e "criar pontos de interesse alternativos, permitindo, assim, salvaguardar as espécies florestais”.

Foto
Paulo Pimenta

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direcção Regional dos Recursos Florestais, irá assim “concessionar a privados um terreno” por um “período de 10 anos”. Trata-se de uma área de 1,6 hectares, “correspondente a uma parcela de terreno incluída na Mata da Grená”. O concurso público, informam, será lançado na próxima semana.

O arborismo, considerado uma actividade radical em crescimento e presente em parques por todo o país, consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores. Os participantes, rodeados pelo cenário florestal, podem ir admirando as paisagens enquanto ultrapassam vários tipos de obstáculos, entre escadas ou pontes suspensas, utilizando cabos de aço e cordas.

Sugerir correcção
Comentar