Apollo vende Tranquilidade num negócio de 600 milhões

O fundo norte-americano Apollo vendeu a Seguradoras Unidas aos italianos da Generali, numa operação que inclui a as seguradoras Tranquilidade, a Açoreana e a AdvanceCare. Novo Banco tinha recebido 40 milhões de euros em 2015 pela Tranquilidade.

Foto
Andre Rodrigues

A Apollo chegou a acordo com o grupo Generali para a venda da Seguradoras Unidas, dona da Tranquilidade e da Açoreana, e da AdvanceCare, divulgou o fundo norte-americano em comunicado enviado esta quinta-feira. “Entidades maioritariamente detidas por fundos de investimento geridos por subsidiárias da Apollo Global Management chegam a acordo com o Grupo Generali para a venda da Seguradoras Unidas e da AdvanceCare”, informou a Apollo em comunicado, adiantando que o “acordo será agora sujeito ao necessário processo de aprovação regulatória”.

Já o Grupo Generali informou, por seu turno, que comprou 100% da Seguradoras Unidas por um valor total de 600 milhões de euros, divididos entre os 510 milhões investidos na aquisição da Seguradoras Unidas (que controla a Tranquilidade e a Açoreana) e os 90 milhões gastos na compra da AdvanceCare. Segundo o grupo italiano, a Seguradoras Unidas dá à Generali uma quota de mercado de 18,7% no ramo de seguros Não Vida em Portugal. 

Segundo sublinha, em comunicado, o presidente-executivo internacional da Generali, Jaime Anchústegui Melgarejo, “com a aquisição da Seguradoras Unidas, a Generali passa a ser a segunda maior seguradora no ramo Não Vida [em Portugal]. Estas aquisições são um passo importante na implementação da nossa estratégia de três anos, que visa fortalecer a nossa liderança na Europa”. 

A Apollo tinha comprado a Tranquilidade ao Novo Banco há quatro anos, numa operação avaliada em 40 milhões de euros, tendo a Apollo injectado posteriormente 150 milhões num aumento de capital da seguradora que pertencia ao universo BES.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários