Papa nomeia Vitorino Soares novo bispo auxiliar do Porto

A ordenação do novo bispo auxiliar será feita, “em princípio”, a 29 de Setembro.

Foto
DR

O Papa Francisco nomeou esta quarta-feira como novo bispo auxiliar do Porto Vitorino José Pereira Soares, pároco de Castelões de Cepeda e de Madalena, em Paredes, anunciou a Diocese do Porto.

Numa mensagem publicada na página da Internet da Diocese do Porto, o bispo do Porto, Manuel Linda, refere ser “com imensa alegria” que informa a nomeação de Vitorino Soares como novo bispo auxiliar.

Manuel Linda afirma que este bispo “é originário da Diocese do Porto e nela sempre estudou, trabalhou pastoralmente e residiu”, tendo sido ordenado presbítero a 14 de Julho de 1985, na Sé do Porto.

A ordenação de Vitorino Soares como bispo auxiliar do Porto “será, em princípio, no dia 29 de Setembro”, adianta Manuel Linda.

Para o bispo, a “ligação “genética"” de Vitorino Soares à cidade do Porto, “ao seu clero, religiosos e leigos, tornam-no particularmente sensível para a compreensão das habituais vivências, específicas sensibilidades e justas aspirações” da Diocese.

“E o seu temperamento acolhedor e afável muito contribui para fazer desta Igreja uma comunidade acolhedora, motivada, sensível e fraterna”, sublinha Manuel Linda.

O novo bispo auxiliar do Porto foi estagiário no Seminário do Bom Pastor, capelão militar, colaborador numa paróquia da cidade do Porto, prefeito no Seminário Maior e director do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude.

Vitorino Soares assumiu em 1994 a paróquia de Castelões de Cepeda e, em 1999, a da Madalena, em Paredes.

Na mensagem, Manuel Linda agradece ao Papa, em nome da Diocese, esta nomeação e dá ainda as boas-vindas ao novo bispo auxiliar do Porto.

Sugerir correcção
Comentar