Governo criou uma centena de USF mas ainda não atribuiu médicos de família a todos os portugueses

Na inauguração da centésima Unidade de Saúde Familiar (USF), a ministra da Saúde admitiu que a atribuição de médico de família a todos os portugueses “tem sido uma meta mais difícil de alcançar por várias razões”, uma das quais as aposentações destes profissionais.

Foto
Paulo Pimenta

O primeiro-ministro e a ministra da Saúde inauguraram esta terça-feira, no Bombarral, a centésima Unidade de Saúde Familiar (USF), cumprindo a promessa desta legislatura, mas ficando “aquém” de atribuir médico de família a todos os portugueses.

A criação de uma centena de USF “significa cumprir uma meta fixada no programa do Governo e continuar a desenvolver uma das reformas mais importantes que têm vindo a modernizar o Serviço Nacional de Saúde”, disse António Costa na inauguração desta USF, no distrito de Leiria.

O primeiro-ministro reconheceu que as USF e as Unidades de Cuidados Continuados “são duas reformas fundamentais para o SNS”.

O Governo tinha também prometido atribuir médico de família a todos os cidadãos até ao final da legislatura.

“Se o concurso, que actualmente está em curso, tiver as suas vagas totalmente preenchidas, ficaremos a muito pouco de atingir os 100%, com 97% até ao final deste ano”, apontou o primeiro-ministro.

Os “97% de cobertura de médico de família até ao final da legislatura está aquém do objectivo e não nos deixa satisfeitos”, afirmou a ministra da Saúde.

Marta Temido admitiu que a atribuição de médico de família a todos os portugueses “tem sido uma meta mais difícil de alcançar por várias razões”, uma das quais as aposentações destes profissionais.

A ministra detalhou que existem “700 mil portugueses sem médico de família atribuído, o que é um pouco mais do que tínhamos no final do ano de 2018”.

A governante explicou que os 305 médicos que concorreram ao último concurso estão a ser colocados, a assinar contratos até Agosto e vão permitir aumentar a cobertura para os 97%.

Sugerir correcção
Comentar