Von der Leyen mereceu cada voto que recebeu e mais alguns

Não é admissível que a primeira Comissão presidida por uma mulher não consiga garantir o princípio da paridade. É uma exigência para ela. É um dever para os governos.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

Há um velho ditado que diz que a igualdade de género só será atingida no dia em que uma mulher incompetente for escolhida para um alto cargo político. Ainda não é o caso de Ursula von der Leyen, que é manifestamente uma mulher competente, como o atesta a sua longa carreira profissional e política e como ficou comprovado ontem, durante o debate no Parlamento Europeu que conduziu à sua investidura. Já houve, pelo contrário, presidentes da Comissão Europeia manifestamente incompetentes para o cargo. Primeira conclusão: a Europa acaba de fazer uma escolha duplamente acertada.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 53 comentários