A ilha grega onde é perigoso tirar a fotografia perfeita com aviões

Um novo vídeo com aterragens na pequena pista tornou-se viral e provoca alguns calafrios. A ilha de Skiathos (ou Escíato) é também célebre por ter sido cenário do filme Mamma Mia.

,Boeing 767
Fotogaleria
Avião da British Airways a aterrar em Skhiathos e visto em terra por vários turistas curiosos,Avião da British Airways a aterrar em Skhiathos e visto em terra por vários turistas curiosos CARGOSPOTTER
Avião
Fotogaleria
Avião da British Airways a aterrar em Skhiathos e visto em terra por vários turistas curiosos CARGOSPOTTER

Perto da praia e com uma pista de aterragem extremamente reduzida, o aeroporto da ilha de Skiathos​, na Grécia, é um local que qualquer aficionado por aviões tem de visitar. Apesar de existirem avisos para que as pessoas se afastem das zonas de chegada de aviões, muitos turistas deslocam-se às ruas adjacentes à pista para poderem tirar a selfie "perfeita” perto da aeronaves a descer até à superfície — uma ambição de elevado risco.

A imprensa britânica destaca esta terça-feira um vídeo de um avião Embraer E190 da British Airways a aterrar na semana passada neste atractivo e invulgar aeroporto. Vários turistas curiosos, que também arriscam a sua vida para ver os aviões naquele local, contaram que a aeronave britânica estava a aterrar a uma altitude muito baixa. A turbulência provocada pela força do avião arrastou algumas pessoas que estavam em cima de muros.

Como se refere no vídeo publicado pelo Cargospotter – um canal no YouTube gerido por Martin Bogdan, um aficionado da aviação –​, a pista curta (com pouco mais de 1600m de comprimento) e estreita do aeroporto de Skiathos pode receber, no máximo, um avião do tamanho de um Boeing 757-200.

Muitos planespotters (anglicismo usado para referenciar os observadores de aviões) comparam a experiência que este aeroporto grego oferece à proporcionada pelo mais célebre aeroporto de St. ​Maarten. Nessa ilha caribenha, os turistas podem também ver aviões e aterrar a muita curta distância a partir da praia de Maho. Porém, em 2017, a força de um avião a levantar voo neste aeroporto matou uma pessoa, que foi projectada contra as rochas na praia. O vídeo abaixo mostra um avião da KLM a levantar voo em St. Maarten e os efeitos nos banhistas próximos...

Um avião da KLM a levantar voo em St. Maarten

Em 2018, o aeroporto de Skiathos recebeu mais de 400 mil visitantes. Nesse ano, um jovem britânico ficou ferido depois de ter sido arrastado a nove metros de altitude da superfície devido à força de um avião que tinha acabado de descolar da pista.

Sugerir correcção
Comentar