Temperaturas sobem e descem. Há mais de 30 concelhos em risco de incêndio

IPMA alerta ainda para risco extremo de exposição à radiação ultravioleta em oito distritos do continente e na ilha da Madeira. Temperatura máxima poderá subir na região Sul.

Foto
Adriano Miranda

A semana começa com uma pequena descida da temperatura máxima no litoral Centro, podendo-se registar, por outro lado, uma subida da máxima na região Sul, em especial no litoral.

Na região Norte, a temperatura máxima deverá subir ligeiramente esta terça-feira, voltando a descer entre dois a três graus Celsius no dia seguinte um pouco por todo o país. A partir de quinta-feira os termómetros deverão voltar a subir entre 2ºC a 4ºC no território continental, com alguns locais na região Sul a poderem registar pontualmente uma subida da máxima na ordem dos 5ºC.

Nesta segunda-feira, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 graus Celsius em Viseu e os 19 em Aveiro e as máximas entre os 23 no Porto e em Aveiro e os 36 em Castelo Branco. Em Lisboa, os termómetros poderão chegar aos 27ºC.

O IPMA prevê para esta segunda-feira céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até final da manhã, em especial no litoral oeste, persistindo essa nebulosidade ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Durante a tarde, está previsto um aumento temporário da nebulosidade nas regiões Norte e Centro, sendo em especial por nuvens altas.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado de norte/noroeste no litoral oeste a partir da tarde, sendo por vezes forte, com rajadas até 60 quilómetros por hora, na faixa costeira a sul do Cabo Mondego. Nas terras altas o vento será fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se moderado a forte durante a tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial das regiões do litoral Norte e Centro.

A partir de sexta-feira poderão já registar-se temperaturas acima dos 34ºC no interior do país e Alentejo, segundo o IPMA.

Risco de incêndio

As previsões apontam ainda para um risco máximo de incêndio esta segunda-feira nos concelhos de Abrantes, no distrito de Santarém, e Gavião, em Portalegre.

Mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Leiria, Coimbra e Viseu encontram-se também em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Oito distritos em risco extremo de exposição à radiação UV

Oito distritos do continente — entre os quais Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal e Beja​ — e a ilha da Madeira apresentam ainda, esta segunda-feira, um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de exposição à radiação UV os distritos de Faro, Leiria, Coimbra, Viseu, Bragança, Vila Real, Braga e Viana do Castelo, a ilha do Porto Santo e o arquipélago dos Açores. Já os distritos do Porto e Aveiro estão esta segunda-feira com níveis elevados de exposição à radiação UV.

O IPMA recomenda em caso de risco extremo que a população evite a exposição ao sol o mais possível.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Sugerir correcção
Comentar