Ex-líder da JSD é candidato pela Aliança em Viana do Castelo

Jorge Nuno Sá já se tinha desfiliado do PSD em 2017

Foto
Jorge Nuno Sá com Santana Lopes e Helena Lopes da Costa em 2004 Fernando Veludo

Jorge Nuno Sá, que foi dirigente nacional do PSD e liderou a JSD entre 2002 e 2005, é o cabeça de lista da Aliança por Viana do Castelo às próximas eleições legislativas. O antigo deputado desfiliou-se do PSD em 2017 e um ano depois ingressou na Aliança de Pedro Santana Lopes, aceitando o convite para coordenar a comissão instaladora do partido em Viana do Castelo.

Jorge Nuno de Sá foi autarca em Viana do Castelo, de onde é natural, entre 1997 a 2005, eleito para a Assembleia Municipal e para duas Assembleias de Freguesia. Em 2002, tornou-se deputado eleito pelo mesmo círculo. Foi dirigente nacional do PSD, tendo liderado a JSD entre 2002-2005. Com formação jurídica, Jorge Nuno Sá especializou-se na área de Protecção de Dados, trabalhou como consultor e formador, e exerceu ainda um mandato de quatro anos no Tribunal da Família e Menores de Lisboa como juiz social.

A Aliança anunciou ainda Joana Ferraz como cabeça de lista por Leiria, distrito de onde é natural. A candidata é jurista da RTP e tem mestrado em Propriedade Intelectual pela Universidade Carlos III Madrid e Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura pelo ISCTE. Pelo círculo da Europa foi anunciado António Marques da Costa, 54 anos, condutor profissional, natural de Guimarães e que emigrou para França em 2009. Luís Cirilo, que foi secretário-geral adjunto do PSD no tempo de Luís Filipe Menezes e que é director-executivo da Aliança, encabeçará a lista de Braga. 

Os restantes cabeça de lista foram entretanto revelados e são: António Cortez Lobão (Beja); Carlos Silvestre (Bragança); Ana Camilo (Castelo Branco); João Navega (Coimbra); Ana Rosado Fonseca (Évora); Pedro Santana Lopes (Lisboa); Carlos Carolino (Portalegre); Bruno Ferreira Costa (Porto); Rui Sousa (Santarém); Carlos Medeiros (Setúbal); Maria João Gaspar (Vila Real); Pedro Escada (Viseu); Jorge Medeiros (Açores); Joaquim José Sousa (Madeira); e Tiago Sousa Dias (Fora da Europa).

A Aliança já tinha anunciado, no último sábado, a antiga deputada do PSD Adriana Aguiar-Branco como número dois pelo Porto e o matador de touros Pedrito de Portugal em segundo lugar por Santarém. 

Sugerir correcção
Comentar