O festival Guimarães Jazz abre com o saxofonista Charles Lloyd

Tem 81 anos e está “em pleno fulgor criativo”, como anuncia o festival que vai para a 28.ª edição e ainda conta com Vijay Iyer e Craig Taborn, entre outros

Foto
dr

O saxofonista norte-americano Charles Lloyd abrirá em Novembro o festival Guimarães Jazz, cuja 28.ª edição se apresenta com uma visão baseada “na estrita pulsação do presente”, anunciou a organização esta segunda-feira.

Charles Lloyd, o “superlativo saxofonista” que aos 81 anos está “em pleno fulgor criativo”, como o apresenta o festival, regressa ao Guimarães Jazz a 7 de Novembro, com um concerto no Centro Cultural Vila Flor em formato quinteto.

O Guimarães Jazz contará com 13 concertos repartidos entre 7 e 16 de Novembro, programando com “uma visão baseada não em passadismos inconsequentes, nem em futurismos estéreis e já ultrapassados, mas na estrita pulsação do presente”.

Além de Charles Lloyd, o festival assinala ainda o regresso a Portugal do saxofonista norte-americano Joe Lovano (13 de Novembro) e as actuações do baterista holandês Han Bennink com a ICP Orchestra (11 Novembro) e do percussionista mexicano Antonio Sánchez (8 Novembro), premiado pela banda sonora do filme Birdman, de Iñárritu.

Dos Estados Unidos chegarão também a Guimarães dois pianistas nascidos nos anos 1970 e, segundo a organização, conectados com o presente: Vijay Iyer e Craig Taborn, a 9 Novembro, com The Transitory Poems, disco com que se apresentaram a 19 de Março na Culturgest, em Lisboa.

A Orquestra de Guimarães actuará a 14 de Novembro com a vocalista e compositora sueca Lina Nyberg, para interpretar Terrestrial, o último capítulo de uma trilogia musical que é um “extraordinariamente criativo e politicamente pertinente como manifesto em defesa da natureza”.

Este ano, além da parceria com a Porta Jazz, haverá uma nova colaboração com o colectivo Sonoscopia. Com ambos haverá actuações de músicos como Miguel Moreira, Rui Rodrigues, Gustavo Costa e Julius Gabriel.

Sugerir correcção
Comentar