Afonso Cabral já consegue escutar-se a si mesmo

Morada é o primeiro álbum a solo da voz dos You Can’t Win, Charlie Brown e da banda de Bruno Pernadas. Um disco de canções radiosas desbloqueado ao compor para Cristina Branco.

Foto
Vera Marmelo

Não é coisa invulgar em qualquer relação. Alguém constrói a sua identidade como parte de um colectivo ou de um pequeno grupo e tropeça quando tenta pensar-se autonomamente. Assim se passou também com Afonso Cabral, voz principal dos You Can’t Win, Charlie Brown (YCWCB), há dez anos a criar canções para esse grupo de pop sonhada entre a Califórnia dos anos 70 e a folk tingida de psicadelismo ou maneirismos progressivos ou jazzísticos que lhe sobrevieram. Nascidos da partilha de vários esboços de projectos a solo (em que os vários elementos do grupo começaram a ajudar-se até se tornar evidente que havia uma linguagem comum a circular entre si), os YCWCB foram ganhando um peso substancial nos percursos dos seus vários elementos – embora David Santos mantivesse uma atenção especial na sua actividade enquanto Noiserv e João Gil fosse espalhando os seus teclados pelos Diabo na Cruz ou pelo seu projecto pessoal Vitorino Voador.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar