Russell Westbrook: a nova companhia de James Harden nos Rockets

Oklahoma City Thunder perdem duas estrelas, mas conseguem ter Chris Paul enquanto alargam a cartada de opções para o draft. Mercado na NBA permanece em alta.

Foto
James Harden e Russell Westbrook como adversários, voltarão a ser colegas de equipa USA Today Sports/Reuters/arquivo

O base Russell Westbrook vai jogar nos Houston Rockets na próxima temporada. Chris Paul ruma, no sentido invero, para os Oklahoma City Thunder. A mudança foi avançada pela ESPN na madrugada desta sexta-feira, junto de fonte ligada ao processo na Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), que também já avança que o negócio está fechado.

A troca de bases vai permitir a Westbrook reencontrar James Harden, que jogou nos Thunder até 2012, e à formação de Oklahoma ter direito a aceder à primeira ronda dos drafts de 2024 e 2026 e com o direito de trocar a posição nos “recrutamentos” de 2021 e 2025.

Os Oklahoma City Thunder já acumulam oito escolhas na primeira ronda desde o último draft realizado a 20 de Junho, criando uma estratégia rara na história recente da NBA. Com a possibilidade de manter a sua própria escolha em 2020 e 2022, os Thunder podem ter ainda 15 opções de primeira ronda e trocar direitos em quatro diferentes temporadas entre 2020 e 2026.

Westbrook, de 30 anos, foi eleito melhor jogador da NBA de 2017 e o melhor marcador nas últimas duas temporadas, além de ter estado em oito jogos All Star. O base, que já é um dos três jogadores com mais triplos-duplos na história da liga, conseguiu na última temporada alcançar este registo dez vezes consecutivas. Westbrook, tal como Harden, nunca foi campeão da NBA.

Mercado a “ferver” e a loucura instalada na off-season

Os Oklahoma City Thunder perdem assim o segundo jogador “chave” em poucos dias, depois da saída de Paul George para os Los Angeles Clippers, anunciada na quarta-feira em conjunto com a contratação de Kawhi Leonard — jogador “mais valioso” (MVP) da última final da NBA, vencida pelos canadianos Toronto Raptors aos Golden State Warriors — válida para as próximas três temporadas.

Outras alterações que estão a mudar a off-season da NBA são as de Kevin Durant, Kyrie Irving e DeAndre Jordan para os Brooklyn Nets, Ricky Rubio para os Phoenix Suns, Derrick Rose para os Detroit Pistons, Anthony Davis para os LA Lakers e Dwight Howard para os Memphis Grizzlies.

Bol Bol, filho de Manute Bol, via draft, foi para os Denver Nuggets. Tony ParkerDirk Nowitzki e Dwayne Wade retiraram-se das competições profissionais.

O arranque da temporada 2019/2020 da NBA está marcado para Outubro.

Sugerir correcção
Comentar