Aos 12 anos, Hammad dá palestras motivacionais no Paquistão

Desde os oito anos que dá palestras motivacionais e quer ser “um líder do Paquistão e do mundo”. Hammad Safi tem 12 anos e milhares de seguidores online.

Foto
Hammad Safi DR

Aos 12 anos, Hammad Safi é uma celebridade no Paquistão — culpa das palestras motivacionais que dá e que já têm milhões de visualizações no YouTube. “Quando as pessoas me vêem em palestras ficam inspiradas apenas por me ver, por ser tão jovem”, contou à agência Efe.

Hammad tem quase 600 mil inscritos no canal do YouTube onde alguns dos seus vídeos, em urdu, foram vistos milhões de vezes. No Facebook tem mais de dois milhões de seguidores. O pré-adolescente, o mais novo de seis irmãos, começou a dar palestras motivacionais aos oito anos, depois de se matricular num centro educativo especializado em idiomas e tecnologia, que privilegia a oratória. Agora, dá palestras em colégios e universidades de todo o país. “Os meus professores motivaram-me e inspiraram-me a trabalhar pelo Paquistão.”

Num país onde 40% dos 207 milhões de habitantes não sabem ler nem escrever e onde 20 milhões de crianças não frequentam a escola, as palestras de Hammad concentram-se principalmente no tema da educação​. “Acho que o maior problema [no Paquistão] é a educação. Quero inspirar os jovens a estudar, a ter acesso ao conhecimento, à sabedoria”, sublinhou o “pequeno professor”, como já é apelidado.

Hammad Safi acredita que há muito “talento” no país e que os jovens paquistaneses “não conhecem o seu potencial”. Para o alcançar, aconselha quem o ouve a ler biografias de grandes líderes e a usar a Internet e o YouTube. Numa palestra motivacional a partir de casa, em Islamabad, exortou as 30 pessoas que o ouviam a terem um comportamento “positivo”, rejeitarem o “medo” e a não se assustarem com os desafios. “Seja qual for o objectivo a longo prazo da tua vida, divide-o em metas de curto prazo”, aconselhou. Qual é o dele? “Eu quero ser um líder do Paquistão e um líder do mundo.”

Safi explicou aos seus alunos que se levanta todos os dias às cinco da manhã, faz exercícios, reza e depois começa a estudar. Passa entre dez a 12 horas a estudar turco, árabe, farsi, chinês e inglês. “Quando tenho tempo livre, jogo críquete, futebol ou videojogos”, disse.

Além do Paquistão, o jovem já visitou o Dubai e a Arábia Saudita. Em Agosto, planeia realizar eventos na Turquia, onde se vai encontrar com o Presidente do país, Recep Tayyip Erdogan. 

Sugerir correcção
Comentar