Desafio

Em Julho, diz adeus ao plástico com #p3_antiplastico — e mostra-nos alternativas

@mente__verde/Instagram
Fotogaleria
@mente__verde/Instagram

O desafio da campanha Plastic Free July parece simples: passar Julho inteiro sem usar plástico descartável. Mas será possível? É o que queremos ver, à boleia da etiqueta #P3_antiplastico no Instagram e do email [email protected]. Depois de termos pedido para nos mostrares os piores exemplos de utilização de plástico e formas de tornar o Natal mais sustentável, estamos a relançar a hashtag com uma nova iniciativa. Durante o mês de Julho, mostra-nos, através de fotografias e pequenos depoimentos, as tuas soluções para substituir os plásticos: em casa, no trabalho, nas ruas. Seja a receita de detergente feito em casa ou o saco que fizeste em macramé. Partilharemos depois algumas alternativas.

@idalina_francisco/Instagram
"Fazer os nossos próprios produtos em casa a partir da despensa."
"Fazer os nossos próprios produtos em casa a partir da despensa." @mariagranel.lx
@reduce_waste_now/Instagram
Love to buy everything in bulk!
Less Trash, #LessPlastic,Love to buy everything in bulk!
Less Trash, #LessPlastic
Love to buy everything in bulk! Less Trash, #LessPlastic,Love to buy everything in bulk! Less Trash, #LessPlastic @rmdmartins79/Instagram
Sabiam que cerca de 700 milhões de embalagens de plástico de fio dentário são descartadas anualmente? O fio dentário é mais um dos itens da saúde dentária do qual não podemos abdicar mas felizmente tal como as escovas de dentes já existem alternativas bem mais sustentáveis que as tradicionais caixas de plástico. Seja qual for a opção são com certeza melhores opções que os embalados em plástico. Isto parece muito básico mas nunca é demais relembrar para nunca descartarem o fio pela sanita porque são resíduos que não são facilmente captados pelas estações de tratamento e podem acabar no mar podendo ferir ou até matar animais e aves marinhas. Em termos de uso não sentimos qualquer diferença com esta troca.
Sabiam que cerca de 700 milhões de embalagens de plástico de fio dentário são descartadas anualmente? O fio dentário é mais um dos itens da saúde dentária do qual não podemos abdicar mas felizmente tal como as escovas de dentes já existem alternativas bem mais sustentáveis que as tradicionais caixas de plástico. Seja qual for a opção são com certeza melhores opções que os embalados em plástico. Isto parece muito básico mas nunca é demais relembrar para nunca descartarem o fio pela sanita porque são resíduos que não são facilmente captados pelas estações de tratamento e podem acabar no mar podendo ferir ou até matar animais e aves marinhas. Em termos de uso não sentimos qualquer diferença com esta troca. @taliqa_ecohandmade/Instagram
Existem muitas formas de não usarmos sacos de plástico. Lembram-se dos sacos de pano dos lanches?! Ou dos sacos de pão que se penduravam na porta para o padeiro deixar o pão?
Podem ser usados para as compras.
Eu utilizo estes.
Existem muitas formas de não usarmos sacos de plástico. Lembram-se dos sacos de pano dos lanches?! Ou dos sacos de pão que se penduravam na porta para o padeiro deixar o pão? Podem ser usados para as compras. Eu utilizo estes. @colherdepai/Instagram
Há cerca de um ano tomei a decisão de reduzir a quantidade de plástico que entrava em casa, quase diariamente. Tem sido uma luta constante, muitas vezes frustrante. O plástico está de tal forma ‘entranhado’ na nossa sociedade que fugir dele é realmente uma missão. Esta fotografia mostra os meus novos produtos essenciais de higiene pessoal. 

Desmaquilhante em embalagem de alumínio e respectivos discos desmaquilhantes de algodão - lavam-se e estão prontos a reutilizar quando secarem; o sabonete em embalagem de papel que veio substituir o gel de banho; fio dental de seda em embalagem de vidro; também em embalagem de vidro, as pastilhas verdes são efervescentes e após colocar na água transformam-se em elixir dentário; escova de dentes de bambu; o shampoo sólido que é vendido sem qualquer tipo de embalagem; e, por fim, a pasta de dentes de origem natural, em embalagem de vidro e respectiva espátula de bambu. 
É importante referir que qualquer uma destas trocas só deve ser feita apenas quando os actuais produtos que ainda têm em casa acabarem, para não deitar tudo fora para comprar novo.
Há cerca de um ano tomei a decisão de reduzir a quantidade de plástico que entrava em casa, quase diariamente. Tem sido uma luta constante, muitas vezes frustrante. O plástico está de tal forma ‘entranhado’ na nossa sociedade que fugir dele é realmente uma missão. Esta fotografia mostra os meus novos produtos essenciais de higiene pessoal. Desmaquilhante em embalagem de alumínio e respectivos discos desmaquilhantes de algodão - lavam-se e estão prontos a reutilizar quando secarem; o sabonete em embalagem de papel que veio substituir o gel de banho; fio dental de seda em embalagem de vidro; também em embalagem de vidro, as pastilhas verdes são efervescentes e após colocar na água transformam-se em elixir dentário; escova de dentes de bambu; o shampoo sólido que é vendido sem qualquer tipo de embalagem; e, por fim, a pasta de dentes de origem natural, em embalagem de vidro e respectiva espátula de bambu. É importante referir que qualquer uma destas trocas só deve ser feita apenas quando os actuais produtos que ainda têm em casa acabarem, para não deitar tudo fora para comprar novo. Fotografia enviada por Cátia Marques
@palhinhaspremium/Instagram