Francisco Guerreiro. Dos domingos da BBC Vida Selvagem até ao Parlamento Europeu

Seguimos os passos de Francisco Guerreiro entre Lisboa e Estrasburgo, nas semanas que antecederam a tomada de posse do eurodeputado eleito pelo PAN no Parlamento Europeu. Apanhámos lixo: “Para além da retórica política é preciso acção prática”. Em Portugal e na Europa, a missão é mostrar que o PAN não está reduzido a um nicho.

Fotogaleria
Vera Moutinho
Fotogaleria
Francisco Guerreiro a apanhar lixo maritimo em Cascais Vera Moutinho
Fotogaleria
Francisco Guerreiro no barco que em Estrasburgo o levou ao Parlamento Europeu Vera Moutinho

De mochila às costas e fato de treino, Francisco Guerreiro atravessa as rochas negras junto à Estrada do Guincho até perto do mar. “Ah, é aquela rede!” “Já é quinta tentativa para tirarmos daqui isto”, responde um dos membros do grupo que se reúne frequentemente em Cascais para acções de recolha de lixo. Na manhã de meados de Junho em que o PÚBLICO acompanhou o eurodeputado eleito pelo PAN, o grupo de quatro pessoas tem uma missão especial: tentar libertar do labirinto apertado de rochas afiadas uma rede com quase 30 anos, utilizada por pescadores nas décadas de 1970 e 1980. “Há dias com mais lixo, menos lixo, mas uma coisa é certa: há sempre lixo”, diz Francisco Guerreiro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários