Porto de Lisboa recebeu quase 240 mil passageiros nos primeiros seis meses do ano

Mais 18 mil viajantes de grandes navios passaram pela capital nos primeiros seis meses do ano em relação a igual período de 2018. O passado mês de Maio foi o que registou o maior número de passageiros de sempre (85.700), ultrapassando o recorde anterior, de 81.971.

Foto
Ricardo Lopes

O Porto de Lisboa recebeu, nos primeiros seis meses do anos, 239.135 passageiros de cruzeiro, mais 8% face ao mesmo período do ano passado, anunciou esta segunda-feira o Porto de Lisboa. De Janeiro a Junho de 2019 registaram-se ainda 29 travessias transatlânticas – em igual período de 2018 tinham sido 24 –, verificando-se igualmente o aumento do número de navios de cruzeiro a navegar no mar Mediterrâneo e nas ilhas atlânticas, que passou de 177, em 2018, para 193, em 2019.

Segundo explica a empresa em comunicado, este aumento deve-se ao crescimento de 41% dos passageiros em turnaround (quando decorre embarque e desembarque de passageiros), que passaram de 20.518 para 29.026, e de 5% dos passageiros em trânsito, que passaram de 200.554 para 210.109. O passado mês de Maio foi, de resto, aquele em que o Porto de Lisboa recebeu o maior número de passageiros de sempre com 85.700, ultrapassando o recorde anterior de 81.971, datado de 2017. 

O crescimento do segmento de turnaround, justifica a presidente do conselho de administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, é resultado da entrada em funcionamento do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, inaugurado em Novembro de 2017, “que oferece as melhores condições para acolher navios e passageiros de cruzeiro, mas também do potencial elevado que a cidade de Lisboa lhe confere, em especial com a sua beleza, o seu património e com a sua localização no cruzamento das principais rotas”.

No início de Junho, o Porto de Lisboa foi reconhecido, pelo quarto ano consecutivo, como o melhor porto de cruzeiros da Europa, na 26.ª edição dos World Travel Awards Europa. Mas se este é um indicador que apresenta bons sinais para a economia da capital, acaba por ter um retorno negativo para o ambiente. Também nesse mês foi divulgado um estudo elaborado pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), que avaliou as emissões de diferentes poluentes provenientes de 203 navios de cruzeiro de luxo de 50 portos europeus, e colocou Lisboa em sexto lugar entre as cidades europeias mais expostas à poluição por navios de cruzeiro — depois de Barcelona, Palma de Maiorca, Veneza, Civitavecchia (Roma) e Southampton.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários