União Europeia, Parte III

Vale a pena voltar ao último Conselho Europeu de Bruxelas para prestar algumas informações que se perderam no debate político interno e na necessidade doentia que contar uma história que permita vincular a ideia de que Costa “não manda nada a partir de Badajoz”.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. Compreende-se que o PSD (ou uma parte dele) ainda não tenha conseguido “deglutir” a solução política encontrada em 2015 para governar o país. Apostou que seria efémera e já lá vão quase quatro anos. O Diabo ainda não veio, impedindo o regresso à liderança dos que o anunciaram e que abraçaram o programa da troika como a grande oportunidade para aplicar em Portugal a sua visão neoliberal da economia e da sociedade. Como se isto não bastasse, António Costa conseguiu provar a credibilidade do seu governo em matéria de “contas certas” – que não é uma “habilidade”, mas uma condição sine qua non para nos mantermos no euro -, Mário Centeno é hoje o presidente do Eurogrupo, o próprio primeiro-ministro ganhou um estatuto entre os seus pares do Conselho Europeu que só não vê quem não quer ver, ou vê mas não quer que se saiba.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários