Maria José Elias, trota-mundos aos 83 anos: “A idade é um espartilho”

Maria José Elias tem 83 anos, quatro filhos, sete netos. Está reformada desde os 56 anos, mas foi quase 20 anos depois que descobriu, e assumiu, que aquilo que mais gosta de fazer é viajar, conhecer pessoas e desenhar o mundo.

Foto

Conhecemos Maria José Elias com uma mochila às costas e de caderno e pincel na mão. É assim que ela anda sempre que pode, e de todas as vezes que se permite meter-se num avião, num autocarro, num comboio, enfim, num transporte qualquer, sempre para ir ter com pessoas. Amigos, claro, muitas vezes. Mas também rumo ao desconhecido, e à descoberta cultural, porque é isso que a impele a viajar, a querer desenhar o mundo. “Conhecer pessoas.” Maria José Sousa Lobo Elias tem 83 anos e não esquece a frase que ouviu de uma tia quando tinha dez anos: “Menina, tu és andante”. “Na altura não percebi o significado real que podia ter aquela frase. A verdade é que a minha tia tinha razão e hoje é assim que eu me defino e me sinto”, explica Maria José.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar