Simplex+ 2019: Governo lança renovação automática do cartão de cidadão e carta na hora

Um site integrado para marcar agendamentos em todos os serviços públicos é uma das medidas do Simplex+ 2019. As empresas passarão a apresentar uma só declaração de remunerações dos funcionários à Segurança Social e às Finanças.

Fotogaleria
Mariana Vieira da Silva Daniel Rocha
Fotogaleria
Mariana Vieira da Silva Daniel Rocha
Fotogaleria
Mariana Vieira da Silva Daniel Rocha

O Simplex+ de 2019 é apresentado esta sexta-feira pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, que antecipa algumas medidas ao PÚBLICO. Se até ao fim de 2019 será possível os cidadãos pedirem a pensão online, o próximo Simplex+ prevê que em 2021 saibam o valor da pensão no máximo de 60 dias. Para as empresas será criada uma plataforma de compensação de créditos. Mas haverá também medidas que resultam já dos projectos de inteligência artificial lançados em 2018, como o alerta de consulta para os centros de saúde e hospitais, bem como um guia de orientação ética no uso de sistemas de inteligência artificial pelos funcionários públicos. Até ao fim do ano abrem mais quatro lojas do cidadão em Lisboa, Pombal, Leiria e Meda.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários