Seca afectava mais de 97% do território continental em Junho

Ainda assim, no último dia do mês de Junho e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume de água armazenado em nove bacias hidrográficas (e uma descida em três).

Foto
Rui Gaudencio/ Arquivo

O Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), divulgado na quarta-feira, indica que a situação de seca meteorológica se manteve no final de Junho, tendo-se verificado um “ligeiro aumento” da área em seca extrema na região Sul.

De acordo com o relatório, 33,9% do território continental estava em seca extrema ou severa, 22,7% em seca moderada e 40,9% em seca fraca. Tudo somado, 97,5 do território estava em situação de seca.

Comparativamente a Maio, houve uma “diminuição significativa” da percentagem de água no solo no litoral Norte e Centro, mantendo-se no interior Norte e Centro, no Vale do Tejo, no Alentejo e Algarve inferior a 20%. O mês de Junho, segundo o IPMA, foi muito mais frio do que em anos anteriores, mas a precipitação manteve-se normal.

Catorze das 59 albufeiras monitorizadas em Portugal continental tinham em Junho reservas superiores a 80% do volume total e dez estavam a 40%, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

No último dia do mês de Junho e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em nove bacias hidrográficas e uma descida em três, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo SNIRH.

A bacia do Mondego era a que apresentava no final de Junho maior disponibilidade de água (86,6%), seguido do Lima (79,7%), Cávado (73,5%), do Ave (73,1%), Douro (72,9%), Tejo (71,7%), Guadiana (69,5%), Mira (53,7%), Oeste (50,6%) e Barlavento (50,4%).

As bacias do Arade (49,9%) e Sado (45,8%) tinham os níveis mais baixos de armazenamento no final de Junho.

Os armazenamentos de Junho de 2019 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de Junho (1990/91 a 2017/18), excepto para as bacias do Lima, Cávado/ Ribeiras Costeiras, Ave, Douro e Mondego.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Sugerir correcção
Comentar