Avião de combate a incêndios caiu em Ferreira do Zêzere. Piloto sobreviveu

O piloto da aeronave que recolhia água numa barragem foi assistido na margem do rio Zêzere pelas equipas de emergência, terá apenas ferimentos ligeiros.

Foto
Adriano Miranda/Arquivo

Um avião de combate a incêndios caiu esta quarta-feira na zona de Dornes, em Ferreira do Zêzere, enquanto recolhia água numa barragem. O piloto sofreu ferimentos ligeiros.

Em comunicado, a Protecção Civil confirma que o avião anfíbio médio — um Fireboss — estava estacionado em Ponte de Sor, Portalegre, e se dirigia para o combate a um incêndio rural na freguesia de Abiul, concelho de Pombal, distrito de Leiria. 

A Protecção Civil recebeu às 16h46 a informação, dada por um cidadão, de que o avião tinha caído, desconhecendo-se então se a aeronave se encontrava em terra ou na barragem de Castelo de Bode.

Apesar do aparato, da queda não resultaram danos de maior. O PÚBLICO apurou que o piloto da aeronave saiu a nado e acabou a ser assistido na margem do rio.

O presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere confirmou ao PÚBLICO a queda da aeronave. De acordo com Jacinto Lopes, o piloto foi visto na margem do rio e foi socorrido por bombeiros. “O piloto já está numa ambulância do outro lado de Sertã”, detalhou o autarca. 

Segundo fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o piloto, “sem queixas”, tem 49 anos e recusou o transporte para uma unidade hospitalar.

Para o local, de acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, foram mobilizadas as corporações de bombeiros de Ferreira do Zêzere e Cernache do Bonjardim (concelho de Sertã, distrito de Castelo Branco), com sete veículos, um bote e 17 operacionais. Entre os meios de socorro activados para o local, estavam incluídos um avião e um helicóptero de reconhecimento. 

Tal como o presidente da câmara tinha inicialmente avançado ao PÚBLICO, a Protecção Civil confirmou que o avião capotou enquanto recolhia água na barragem de Trizio, no concelho da Sertã.​ Os aviões Fireboss foram adjudicados à empresa Agro-Montiar. As causas do acidente serão alvo de investigação pelas autoridades competentes. 

Pelas 18h, o combate ao incêndio no concelho de Pombal, na freguesia de Abiúl, mobilizava 219 operacionais, 62 viaturas e seis meios aéreos, segundo informação da Protecção Civil. O alerta para este fogo, em povoamento florestal, foi dado às 15h52.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários