As duas Europas e a atracção fatal do PPE

O que houve de novo nesta cimeira, que se arrisca a ter pesadas consequências para o futuro, foi justamente a deriva do PPE para a direita, afastando-se do seu velho europeísmo e dos valores da democracia-cristã.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. Resultado do indispensável consenso entre diferentes famílias politicas, regiões ou dimensões, qualquer decisão europeia é sempre uma segunda ou uma terceira escolha. Foi este o segredo do seu funcionamento, que permitiu ao longo de décadas que o interesse comum fosse definido sem que ninguém se sentisse excluído. Hoje, a realidade europeia começa a afastar-se deste modelo, por múltiplas razões. Em primeiro lugar, a sua expansão até à dimensão do continente, estrategicamente inevitável, aumentou drasticamente a sua diversidade. A crise existencial que a União atravessa na sequência da crise da zona euro acrescentou a esta realidade a emergência de novas forças políticas nacionalistas e soberanistas, que põem em causa os seus valores fundamentais, alterando as regras do jogo democrático. O enfraquecimento dos partidos de centro-esquerda e de centro-direita é o espelho desta nova realidade politica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários