Este fim-de-semana, todos os caminhos do Vinho Verde vão dar a Felgueiras

Provas comentadas, uma apresentação de cozinha com o chef António Loureiro, muito vinho verde e comida de rua. Assim se desenha a primeira edição do Vinho Verde de Felgueiras & Street Food. De 5 a 7 de Julho.

Foto
Nelson Garrido

O evento decorre de sexta a domingo na Praça Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, entre as 17h e as 24h, com uma programação concentrada no Vinho Verde produzido no concelho. Estão agendadas seis provas comentadas (sexta às 18h, 19h e 22h, sábado às 18h e às 19h, e domingo às 17h), assim como uma apresentação de cozinha contemporânea com espargos de Felgueiras feita pelo chef António Loureiro, do restaurante A Cozinha (uma estrela Michelin), harmonizada com vinhos Terras de Felgueiras (dia 6 às 16h30).

De acordo com a autarquia, organizadora do evento, o objectivo é “promover o vinho verde e dinamizar a economia local”, uma vez que o concelho é “o maior produtor de vinho da Região Demarcada dos Vinhos Verdes”, contabilizando 10,9 milhões de litros, cerca de 15% da produção total da campanha 2018/2019.

“Os vinhos são exportados para dezenas de mercados em todo o mundo e harmonizam com uma grande diversidade de comidas, pelo que a autarquia entendeu organizar uma iniciativa que proporcione experiências enogastronómicas diferenciadoras e atraia visitantes/turistas ao concelho e que impulsione a dinamização dos negócios do comércio local”, refere Joel Costa, vereador das actividades económicas da autarquia, em comunicado.

No recinto, estarão expositores dos principais vinhos produzidos em Felgueiras (Terras de Felgueiras, Fernando Horta Vinhos, Foral de Felgueiras, Quinta da Lixa, Quinta de Maderne e Vinhos Borges) e de comidas internacionais representadas por seis agentes económicos recomendados pela Associação Street Food on Tour.

A programação fecha com DJ e concertos de Berg (sábado, 22h30), da Banda de Música da Lixa (domingo às 19h) e Noites em Sol Maior – Osmavati (às 21h30).

Sugerir correcção
Comentar