Morreu o ilustrador argentino Mordillo

O cartoonista Guillermo Mordillo tinha 86 anos.

Foto
ullstein bild/Getty Images

Morreu o célebre cartoonista argentino ​Guillermo Mordillo, aos 86 anos.

O óbito foi confirmado pela agência EFE junto de uma fonte da família. Nascido em Buenos Aires em 1932, Guillermo Mordillo Menéndez morreu este sábado em Maiorca, Espanha, onde passava longas temporadas, escreve o jornal El País.

Segundo o jornal espanhol, o ilustrador conhecido pelo seu humor sem palavras continuava a trabalhar activamente e envolvido numa série de projectos​. Morreu na noite deste sábado depois de se ter sentido indisposto após jantar com a família num restaurante em Palmanova.

Os desenhos de Mordillo eram marcados por personagens narigudas e pinceladas coloridas, tiras de “humor mudo” em que as expressivas ilustrações dispensavam palavras. Juntamente com os animais, os temas de futebol eram os mais recorrentes.

Foto
Guillermo Mordillo em 1977 Liselotte Erben / Getty Images

Filho de pais espanhóis, nasceu a 4 de Agosto de 1932 na Argentina, tinha Walt Disney e Buster Keaton como principais inspirações e o desenho e o futebol eram as suas paixões.

Trabalhou na Argentina e no Peru, mas foi durante a estadia de 17 anos em Paris que atingiu fama internacional, estreando-se na revista Paris Match em 1966. Como não dominava o francês, não usava palavras nas tiras que desenhava, o que se tornou a sua marca.

Ao longo da carreira, venceu vários prémios, como a Palma de Ouro de San Remo, o prémio de cartoonista do ano de 1977 no salão internacional de Montreal e o prémio Phoenix de 1973.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários