Calor extremo mata adolescente e idoso no Sul de Espanha

Massa de ar quente vinda do Sara está a causar temperaturas extremas na Europa. Ao todo, já morreram seis pessoas devido às altas temperaturas.

Foto
LUSA/Javier Etxezarreta

Um adolescente de 17 anos morreu na madrugada desta sexta-feira em Córdoba, no Sul de Espanha, depois de ter sido hospitalizado por causa de uma insolação.

De acordo com as autoridades de saúde da Andaluzia, citadas pelo El País, o adolescente estava a trabalhar no campo na tarde de quinta-feira quando se sentiu mal e mergulhou numa piscina para se refrescar. Saiu da água com tonturas e convulsões. Morreu na madrugada desta sexta-feira no hospital.

Também na quinta-feira, numa rua de Valladolid (nordeste de Espanha), um homem de 80 anos desmaiou devido ao calor e morreu.

Em Múrcia um agricultor de 45 anos está hospitalizado em estado grave - tem sintomas de desidratação.

As altas temperaturas provocadas pela massa de ar quente oriunda do Sara está a causar temperaturas extremas na Alemanha, na Suíça, em França, em Espanha e noutros países do centro da Europa, como a República Checa, a Áustria e a Polónia, onde os termómetros rondam ou ultrapassam (caso francês) os 40 graus.

Ao todo, e desde que a massa de ar quente chegou à Europa, no início da semana, morreram seis pessoas. Em Milão, na Itália, um sem-abrigo de 72 anos foi encontrado morto perto da gare central, vítima do calor, segundo as autoridades, e em França a morte de três pessoas nas praias da costa Sul foi associada ao choque térmico.

Na região de Tarragona, na Catalunha​, as altas temperaturas estão a ajudar à propagação de incêndios em várias localidades. Mais de seis mil hectares já arderam. O ministro Interior espanhol, Miquel Buch, classificou este grande incêndio como um acontecimento nunca visto nos últimos 20 anos.

Em França, o serviço meteorológico activou pela primeira vez o alerta de calor extremo, com quatro regiões do Sul no nível vermelho de vigilância devido às previsões de temperaturas de 42 a 45 graus nos próximos dias. O Governo Francês cancelou os exames nacionais para os alunos entre os 14 e os 15 anos devido ao calor. 

Portugal ainda não foi afectado por esta massa de ar devido à “influência marítima” de uma depressão atmosférica vinda do Atlântico, que fez com que “o ar estivesse mais húmido e menos quente”. Mas o calor vai chegar.

A massa de ar quente do Sara está a deslocar-se para Oeste, fazendo com que Portugal seja atingido, sobretudo nas regiões do interior, nos próximos dias.

Sugerir correcção
Comentar