Donna Ferrato: morte à violência contra as mulheres! Pim!

Se estas imagens lhe provocarem ataques de fúria, Donna Ferrato ganha o dia. A obra radical e implicada desta fotógrafa norte-americana não conhece meias-medidas: a violência doméstica é para exterminar; a afirmação dos direitos das mulheres (ainda) é urgente.

Foto

Havia alguma confusão na sala e a pergunta mal se ouviu. Certo é que quando Donna Ferrato percebeu o quase-sussurro reagiu como se lhe tivessem espetado uma faca no peito. Cambaleou um pouco, pôs uma mão na testa enquanto repetia incrédula: “Oh meu Deus! Oh meu Deus!” O homem no meio de uma pequena multidão queria saber se a fotografia que estava nas costas de Ferrato — uma das mais icónicas imagens desta artista norte-americana, que mostra a agressão de um homem a uma mulher — “era mesmo real”. Antes da resposta incisiva, um sentimento de vergonha alheia varreu o pequeno espaço do Círculo de Bellas Artes, em Madrid, onde se pode ver a obra pioneira desta fotógrafa aguerrida que há quase quatro décadas reporta os mais variados casos de violência doméstica e de abusos contra as mulheres, sobretudo nos EUA.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar