Portugal é o segundo país onde mais se usa o carro em viagens longas

Eurostat diz que 80% das viagens de férias, de negócios e de família são feitas em viatura privada ou alugada. A lista europeia é liderada pela Eslovénia.

Foto
Paulo Pimenta

Portugal ficou no segundo lugar entre os países da UE onde a população mais usou o carro como meio de transporte em viagens longas. Segundo o Eurostat, 80% das viagens de férias, de família ou de negócios foram feitas em viaturas ligeiras, privadas ou arrendadas, seguindo-se, em menor escala, o avião (10%). Autocarro, comboio e bicicleta perfazem os restantes 10% das viagens.

O gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) contabilizou em Portugal, segundo números agora divulgados, 17,5 milhões de deslocações e 4,6% foram feitas de autocarro, enquanto 3,3% das viagens foram realizadas em comboio. As restantes (1,1%) foram feitas por outros meios de transporte como a bicicleta.

Ainda assim, no que toca às viagens feitas de carro, Portugal foi superado pela Eslovénia, onde 85% destas viagens com dormidas fora foram feitas com recurso a carro. No extremo oposto estão Luxemburgo, Chipre e Irlanda, onde o uso do carro foi menor.

No que toca ao tipo de transporte, 89% das viagens em Portugal em 2017 foram feitas por terra, enquanto 10,5% diziam respeito a passagens aéreas e 0,5% foram realizadas por via marítima. Acresce que 89% foram feitas dentro de Portugal e 11% fora. A quota de viagens domésticas é maior na Roménia (94%), em Espanha (91%), Portugal (89%) e Grécia (88%).

A duração média das viagens de portugueses foi de quatro noites, uma das médias mais baixas da União Europeia. Os letões, (3,3 noites), os estónios (3,3), os finlandeses (3,4) e os húngaros (3,6) foram os que passaram menos noites fora. No extremo oposto, os gregos foram os que tiveram uma duração média de viagem mais elevada: 9,9 noites fora de casa. A média europeia foi de 5,1 noites.

Em toda a UE, foram registadas, nesse ano, quase 1300 milhões de deslocações, a grande maioria (63,5%) por carro e o resto de comboio (10,8%) e de autocarro (5,5%). Também a nível comunitário, a grande maioria das viagens foram feitas por terra (80,9%), seguindo-se as aéreas (17,4%) e as marítimas (1,7%).

Notícia corrigida às 13h29: alterado o título original da Lusa que erradamente afirmava quePortugal é o segundo país que mais usa carros como principal meio de transporte”, não tendo em conta que as viagens em causa nestes dados do Eurostat dizem respeito a deslocações longas, com noites fora de casa. O texto foi corrigido no mesmo sentido, para perceber o contexto dos dados divulgados nesta quinta-feira, que excluem, por exemplo, os movimentos diários pendulares entre casa e trabalho ou casa e escola

Sugerir correcção
Ler 1 comentários