Infertilidade: um caminho que “não precisa de ser tão difícil”

Joana Freire é um dos rostos mais conhecidos na defesa do acesso à gestação de substituição. Nesta quarta-feira lança o livro A Viagem Que não Escolhemos, em que conta a história de mulheres que nasceram ou ficaram sem útero e a batalha que enfrentam para serem mães.

Foto
Joana Freire é um dos rostos que batalham pelo acesso à gestação de substituição Nuno Ferreira Santos

Joana Freire tem 32 anos. Aos 17 anos descobriu que nasceu sem vagina e sem útero. Sofre da síndrome Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH), uma doença rara que afecta uma em cada 5000 mulheres. Foi naquele momento que soube que não podia gerar um filho. Mas isso não lhe rouba o sonho de ser mãe. No livro A Viagem Que não Escolhemos conta a sua história e a de outras mulheres que se batem contra a infertilidade e que precisam da ajuda de outra mulher para serem mães. Joana contará com a ajuda da irmã, que será a sua gestante de substituição.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários