Fidalguia sem maquia

O que vemos com Berardo e o BCP e a Caixa Geral de Depósitos é uma caricatura do capitalismo português. Sem maquia, vive de jogadas, de jogos de influência e do apoio implícito ou explícito do poder político.

O capitalismo português faz-me lembrar um dizer que ouvia na terra da minha mãe: “fidalguia sem maquia é gaita que não assobia.” Lembrei-me desta variação do ditado popular ao ver as jogadas que se fizeram para tomar o controlo do BCP. Como os capitalistas disponíveis não tinham dinheiro com que comprar o banco, encontrou-se, com o beneplácito político, forma de financiar a compra à custa de empréstimos da Caixa. E, se tudo corresse bem, o BCP geraria os rendimentos necessários para pagar o empréstimo com que tinha sido comprado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 20 comentários