Fu Yu dá a Portugal medalha de ouro no ténis de mesa

Fu Yu derrotou na final a alemã Ying Han por 4-2 em Minsk, na Bielorrússia.

Pingue-pongue
Fotogaleria
Fu Yu joga ténis de mesa por Portugal Reuters/VASILY FEDOSENKO
Fotogaleria
Reuters/VASILY FEDOSENKO
Pingue-pongue
Fotogaleria
Reuters/VASILY FEDOSENKO
Fotogaleria
Reuters/VASILY FEDOSENKO
Fotogaleria
Reuters/VASILY FEDOSENKO
Fotogaleria
LUSA/SERGEY DOLZHENKO

A portuguesa Fu Yu conquistou esta quarta-feira a medalha de ouro na prova feminina de ténis de mesa dos Jogos Europeus, depois de vencer a alemã Han Ying, por 4-2.

Na final, Fu Yu, que por estar na final garantiu a presença nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, venceu pelos parciais de 11-5, 11-8, 9-11, 9-11, 11-6 e 11-7.

“Não há palavras, nem sei o que dizer. Há dias falava que queria uma medalha e agora conquistei o ouro. Não tenho palavras”, relatou à Sport TV a mesa-tenista de 40 anos que representa Portugal.

“Desta vez, joguei com mais paciência, mais concentração”, contra uma adversária com quem já perdeu muitas vezes, contou Fu Yu.

A portuguesa já tinha garantido, esta quarta-feira de manhã, a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Contudo, não escondeu que ter essa garantia com a medalha de ouro ao peito “é uma sensação melhor”.

Fu Yu espera, agora, que a sua vitória ajude a “chamar mais crianças para jogar ténis de mesa”, em Portugal, que “tem muito poucas”.

A mesa-tenista conquistou a segunda medalha de ouro para Portugal nos Jogos Europeus, depois de Carlos Nascimento, nos 100 metros, sendo também o segundo ouro da modalidade no evento, depois de a equipa masculina ter vencido em Baku2015.

Além dos dois ouros, a selecção portuguesa soma mais nove medalhas (11 no total) nos II Jogos Europeus, cinco das quais de prata, alcançadas por: equipa de judo na prova mista, ciclista Nelson Oliveira (contra-relógio), ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, em combinado e no exercício dinâmico, e Fernando Pimenta em K1 1000.

Na prova de equilíbrio, as ginastas ainda conseguiram uma medalha de bronze, também alcançada pela judoca Telma Monteiro (-57 kg), pela estafeta mista dos 4x400 metros e por Diogo Ganchinho nos trampolins.