Fernando Pimenta conquista prata na final de K1 1000

O canoísta conseguiu a 10.ª medalha para Portugal nestes II Jogos Europeus, disputados em Minsk.

Foto
Fernando Pimenta EPA/PAULO NOVAIS

Fernando Pimenta conquistou a medalha de prata na final de K1 1000, disputada nesta quarta-feira de manhã nos II Jogos Europeus.

Pimenta correu na pista 5 e liderou mais de meia prova. Terminou-a a um décimo de segundo do concorrente húngaro, Balint Kopasz​, que atacou por volta dos 750 metros e conquistou o ouro. O bielorrusso Aleh Yurénia completou o pódio, a 1,355 segundos do ouro.

Na terça-feira, Fernando Pimenta conseguiu apuramento directo para esta final, ao vencer a sua eliminatória que tinha outros dois candidatos ao triunfo em Minsk.

“Dei o meu melhor, mas às vezes isso não é o suficiente. Agora é descansar e pensar no K1 5.000 metros [cuja final se disputa na quinta-feira] e depois trabalhar para o Mundial”, a disputar na Hungria e que serve de qualificação para os Jogos de Tóquio2022.

“Na canoagem temos um nível muito elevado e, como se viu hoje, por umas milésimas se ganha e por umas se perde. Agora é tentar dar tudo por tudo até ao Mundial para chegar lá e tentar tirar o que nos impediu de ganhar hoje a medalha de ouro”, reforçou.

Pimenta admitiu que esta foi “uma prova um pouco estranha”, assumindo que não foi a sua melhor saída e que posteriormente não conseguiu destacar-se do húngaro, que o ultrapassou a 300 metros da meta.

“Tentei algumas vezes ganhar a ‘frente’ sem me desgastar muito e, depois, nos últimos 300 metros ele acelerou e ganhou quase um barco, cerca de cinco metros. Sabia que eu não podia acelerar naquele momento, seria demasiado cedo para mim, mas, nos últimos 200 metros, voltei a acreditar, ataquei com tudo e ainda pensei que fosse possível ganhar até aos metros finais…”, relatou.

O canoísta luso reconheceu a dificuldade de ficar a cerca de um décimo de segundo do vencedor, após 1.000 metros.

“Claro que custa perder por tão pouco, mas estou ciente de que fiz tudo o que tinha a fazer. Descansei bem, recuperei também bem, mas o melhor momento da época está para vir, que é o campeonato do mundo e aí espero chegar na melhor forma da época”, frisou.

O canoísta português repete o feito de há quatro anos, nos Jogos Europeus de Baku, altura em que também conquistou a prata na prova de K1 1000 e de 5000 – distância com final marcada para esta quinta-feira, às 14h30 (hora de Lisboa) e para a qual Pimenta também conseguiu apuramento directo. 

Fernando Pimenta é o actual campeão do Mundo de K1 1000 e 5000, sendo que apenas a primeira é distância olímpica.

Nesta quarta-feira, a selecção de canoagem disputa ainda as eliminatórias e semifinais dos 200 metros, com os K1 Francisca Laia e Hugo Rocha, o K2 Joana Vasconcelos e Teresa Portela e a C1 Hélder Silva.

Em Minsk 2019, Portugal tem neste momento dez medalhas: ouro de Carlos Nascimento nos 100 metros, as pratas das ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia em combinado e no exercício dinâmico, no judo de equipas e no contra-relógio do ciclismo de Nelson Oliveira, além do bronze na prova de equilíbrio e de trampolins, conseguido por Diogo Ganchinho.

Conquistaram igualmente a medalha de bronze a judoca Telma Monteiro e a estafeta mista 4x400 metros, de Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários