Portugal alcança a medalha de prata em judo por equipas

Judocas portugueses arrecadam a medalha já garantida após vitória nas meias-finais. Portugal soma oito medalhas até ao momento nos II Jogos Europeus de Minsk.

Fotogaleria
A comitiva que acompanha os judocas portugueses medalhados nos Jogos Europeus de Minsk,A comitiva que acompanha os judocas portugueses medalhados nos Jogos Europeus de Minsk COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL/INSTAGRAM,COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL/INSTAGRAM
Fotogaleria
Jorge Fernandes foi ao tapete duas vezes para enfrentar Musa Moguskhov Reuters/VALENTYN OGIRENKO

Portugal alcançou esta terça-feira a medalha de prata na competição de judo por equipas mistas nos II Jogos Europeus, a decorrer em Minsk, na Bielorrússia. O conjunto de judocas portugueses esteve a vencer a Rússia por 3-0, mas acabou por perder 3-4.

A equipa mista de Portugal nesta prova de judo foi composta por Telma Monteiro (-57 kg), Rochele Nunes (+70 kg), Jorge Fernandes (-73 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Bárbara Timo (-70 kg) e Jorge Fonseca (+90 kg).

Bárbara Timo, Anri Egutidze, Rochele Nunes venceram as suas respectivas partidas e colocaram Portugal a vencer por 3-0. A Rússia reduziu a diferença (3-1) com Inal Tasoev a vencer Jorge Fonseca por ippon, bem como Daria Mezhetskaia a surpreender (3-2) na primeira investida a Telma Monteiro. O conjunto russo voltou a vencer e chegou ao empate depois de Musa Moguskhov derrotar Jorge Fernandes após dois minutos e 19 segundos de golden score.

Para desempatar a partida foi sorteado o combate da categoria -73kg, que seria um reencontro imediato entre Jorge Fernandes e Musa Moguskhov para ser decidido apenas em golden score. O russo venceu novamente o português por ippon após quatro minutos e 11 segundos. 

Foto
A reacção de Telma Monteiro após vencer a meia-final à Holanda Valentyn Ogirenko/Reuters

Durante a competição, Portugal deixou pelo caminho a Espanha (primeira ronda), França (quartos-de-final) e Holanda (meias-finais). A Rússia é a nação com mais medalhas na competição (pelo menos 50).

Oito medalhas

Após este segundo lugar, Portugal tem neste momento oito medalhas em Minsk 2019. Carlos Nascimento venceu o único ouro português na corrida de 100 metros. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia venceram a medalha de prata em ginástica combinada, exercício dinâmico e bronze na prova de equilíbrio.

Telma Monteiro conquistou individualmente uma medalha de bronze de judo, na categoria -57kg. Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai venceram também o bronze em estafetas mistas 4x400 metros. E esta terça-feira, Nélson Oliveira venceu a medalha de prata no contra-relógio em bicicleta.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários