Quem limpa o ar das nossas cidades?

Elegeram o diesel como inimigo, quando o diesel é o veneno. O combate contra a morte prematura de europeus segue em passo de caracol, numa cacofonia em que autarcas processam governos, cidadãos processam autarcas e políticos, cientistas e empresários esgrimem acusações entre eles. Enquanto isso, a indústria continua a guardar os lucros.

Foto
Beastfromeast/Getty Images

A Europa prometeu-nos melhores transportes, menos poluição, cidades mais limpas. Mas até hoje não desengatou um plano de acção que permitisse uma abordagem coerente, transversal. Os textos que saem de Bruxelas ou Estrasburgo, como um dos mais recentes sobre esta matéria, estão recheados de supostas provas desse compromisso com a nossa saúde. “Instamos os governos”, “convidamos os Estados-membros”, “chamamos a atenção para”, lê-se na resolução de 13 de Março do Parlamento Europeu, “sobre uma Europa que protege: ar limpo para todos”. E, no entanto, quando nos metemos à estrada, para ver o que está a ser feito por essa Europa fora, esbarramos com uma realidade que desmente discursos e somos atropelados por dados que contrariam apresentações em PowerPoint.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários