É arte e é pública. Mostra Poster está de regresso a Marvila

Mostra de arte pública Poster traz este ano às ruas de Marvila cartazes Helena Almeida, Guerrila Girls, David Fonseca ou AkaCorleone. Para ver até 22 de Julho.

Foto

As ruas de Marvila, em Lisboa, voltam a acolher, a partir deste sábado, a mostra de arte pública Poster, que tem este ano a artista plástica Helena Almeida e as activistas Guerrilla Girls entre os seus protagonistas.

Hoje, além da inauguração da exposição nas paredes de Marvila, haverá uma visita guiada, bem com a inauguração da Mini Poster, no novo espaço da Fábrica Moderna, com posters de jovens da Obra do Ardina, e de uma exposição do italiano Fillipo Fiumani, no espaço @Todos. Ao final da tarde há Fiesta, na Fábrica Moderna e, à noite, a partir das 21h, haverá concertos e dj sets nas cervejeiras Dois Corvos (com Vasco Leitão), Lince (Café Ena) e Musa (Éme e Moxila) e no bar Capitão Leitão (com Alejandro Steiner).

A 4.ª edição da Poster, que decorre até 22 de Julho, inclui, numa parceria com o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, “uma obra de Helena Almeida, uma das mais relevantes artistas plásticas portuguesas, falecida no ano passado”, que “acompanha a matriz conceptual que é marca da artista, em volta do auto-retrato e das pinceladas de azul”.

David Fonseca
, ,
Desisto
Helena Almeida
Luigi Spina
Fotogaleria
David Fonseca

Entre os convidados desta edição estão também o grupo Guerrilla Girls, “artistas, e activistas feministas, que trabalham em anonimato e levaram as questões da discriminação na cultura para as grandes instituições culturais, tendo exposto trabalhos recentes na Tate Modern, em Londres, e no Museu de Arte de São Paulo”, os italianos Luigi Spina e Maria Vittoria Trovato, e o alemão Horst Friedrichs.

Nesta edição, os músicos desafiados a participar foram David Fonseca, que “demonstra a mesma aptidão para as artes visuais que já empregou nos próprios videoclipes e em exposições fotográficas, tendo publicado um livro de recolha das suas fotografias em Polaroid (Right Here, Right)”, e Hélio Morais, baterista dos Linda Martini e Paus.

Entre as participações “improváveis”, este ano, estão as de dois chefs de cozinha: o português Diogo Noronha e o mexicano Jos*, que irá apresentar-se numa colaboração com o projecto Manicómio, dedicado a pessoas com doença mental. A lista de convidados conta ainda com a ilustradora eslovena Marusa Stibelj, o artista AkaCorleone, o designer Desisto, o fotógrafo Arlindo Camacho, o ilustrador e designer Bruno Lisboa, o designer Frederico Mancellos, a ilustradora e tatuadora Espirro, o atelier de arquitectura Aspa, o fotógrafo de moda Celso Colaço e o escritor angolano Ondjaki.

Além dos artistas convidados, participam ainda nesta edição os dez vencedores do concurso aberto ao público deste ano: Rui Pinho, Pitanga (Joana Rodrigues), Matilde Cunha, Paulo Picamilho, Fátima Bravo, Gui Athayde, Rui Melo, Studio Saygrrr, Mariana Corda e João Marques. A mostra Poster é um projecto do Departamento, entidade que se define como “amplificador de cultura, que faz curadoria e desenvolve projectos para marcas, patrocinadores, mecenas, entidades públicas e privadas”.

Sugerir correcção
Comentar