Rio quer folga para todos os trabalhadores no primeiro dia de aulas mas de apenas duas horas

Presidente do PSD quer estender possibilidade de faltar para acompanhar filhos à escola no primeiro dia de aulas ao sector privado, mas só por duas horas.

Foto
Rui Rio Paulo Pimenta

O presidente do PSD, Rui Rio, quer que a medida que permitirá aos funcionários públicos faltarem justificadamente para acompanhamento de menor, até 12 anos, no primeiro dia do ano lectivo seja alargada a todos os trabalhadores, desde que o período de folga seja apenas de duas horas.

“Não concordo com um dia de folga para os funcionários públicos acompanharem os filhos no primeiro dia de aulas; é discriminatório e eleitoralista. Vamos propor que seja para todos os trabalhadores e que não seja um dia inteiro, mas sim apenas duas horas”, escreveu na tarde desta sexta-feira na sua conta oficial no Twitter.

A medida, aprovada no Conselho de Ministros de 13 de Junho, foi já promulgada pelo Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa, na nota em que revela ter aprovado a medida, defende, porém, um regime idêntico para trabalhadores do sector privado e social.

“Louvando-se a iniciativa educativa e cívica, relativamente aos trabalhadores da Administração da Pública, espera-se que possam ser criadas condições para idêntico regime quanto aos trabalhadores do sector privado e social, por forma a evitar uma divisão no sector do trabalho em Portugal”, podia ler-se na página oficial da Presidência da República.

A medida para os trabalhadores da função pública entra em vigor já em Setembro deste ano.

Sugerir correcção
Comentar