Foto

Megafone

Ser Voluntário… na Helpo

Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.

Segundo o Inquérito Piloto ao Trabalho Voluntário, realizado em 2012, cerca de 12% da população residente com 15 ou mais anos tinha feito nesse ano voluntariado ou participado em acções de voluntariado. Um número, contudo, abaixo da média da União Europeia, que se situava nos 24%. Cada vez mais pessoas querem começar a realizar voluntariado regularmente, mas a questão muitas vezes colocada é: Por onde começar? Nós damos uma ajudinha.

Área Geográfica: Cascais
Tema: Crianças e educação para o desenvolvimento

A Helpo é uma organização não-governamental para o desenvolvimento, sem fins lucrativos. A associação tem como objectivo prestar apoio às populações mais vulneráveis de países com baixo índice de desenvolvimento humano, através da sensibilização de financiadores que permitam a implementação de programas e projectos nas áreas chave da sua intervenção.

Em Portugal presta apoio à população vulnerável, ajudando na supressão de necessidades básicas e desenvolvendo programas de apoio à infância; aposta em projectos de advocacia e capacitação da população. Nos países em vias de desenvolvimento, a Helpo trabalha junto das e com as instituições locais, para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente das áreas ligadas à infância, educação e saúde materno-infantil e nutricional, como sectores-chave da nossa intervenção.

Qual o impacto da Helpo?
A Helpo actua em 101 focos de intervenção, através da construção de escolas, bibliotecas, creches, centros de nutrição, cantinas escolares, sistemas de aproveitamento de águas pluviais, formação comunitária, educação para a saúde, assistência e formação contínua. A Helpo financia estas actividades através do programa de apadrinhamento de crianças à distância, donativos livres, projectos financiados por agências internacionais e empresas, chegando, actualmente, a cerca de 57.000 crianças.

Como posso ajudar?
Na sede da Helpo:

  • Apoio à preparação de materiais e itens a enviar para Moçambique;
  • Apoio ao programa de apadrinhamento de crianças à distância,

Na loja social 1 por Todos:

  • Triagem e organização de inventário;
  • Apoio à loja social.

Na ludoteca das Fontainhas:

  • Projecto BRINCA - Apoio ao estudo na Ludoteca (do 1º ao 3º Ciclo);
  • Dinamização de actividades extracurriculares na Ludoteca;
  • Campos de férias nas Fontainhas;
  • Projecto BRINCA nas férias - Apoio e dinamização de actividades nos campos de férias

O que precisam de mim?
A disponibilidade deve ser vista junto da Helpo.