Honestidade cívica: a maioria das carteiras perdidas que são devolvidas têm dinheiro

Numa experiência em 40 países – incluindo Portugal –, percebeu-se que as pessoas devolvem mais as carteiras com dinheiro. Aliás, quanto mais dinheiro tiverem mais são devolvidas. Porquê? É a aversão a vermo-nos como ladrões.

Foto
Portugal foi um dos países estudados Pedro Cunha

Se alguém encontra uma carteira com dinheiro perdida na rua, fica com ela ou entrega-a? Intuitivamente, a resposta poderia logo ser: fica com o dinheiro e nem entrega a carteira. Também uma equipa de cientistas dos Estados Unidos e da Suíça começou por pensar que essa seria o comportamento mais frequente. Para perceber o que acontece na realidade, os investigadores testaram a honestidade cívica relativamente a carteiras perdidas em 40 países e ficaram surpreendidos. Publicado na revista Science esta sexta-feira, neste estudo verificou-se que em 38 dos 40 países as pessoas devolviam mais as carteiras que tinham dinheiro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários