Exame de Geografia A: Desta vez não saiu a PAC

A ausência da matéria sobre a Política Agrícola Comum (PAC) foi notada pela Beatriz Reis, aluna de Ciências Socioeconómicas, que esperava ver esse tópico no exame. Já Rodrigo Ferro gostava que tivesse saído mais matéria sobre radiação. Conheça a opinião de quatro alunos que fizeram o exame de Geografia A, esta quarta-feira, na Escola Secundária António Damásio.

Foto

Para além do exame de Física e Química, esta quarta-feira também se realizou o exame de Geografia A. Em entrevista ao PÚBLICO, quatro alunos da Escola Secundária António Damásio responderam a algumas questões.

1. Como correu o exame?

2. Correspondeu à matéria leccionada nas aulas?

3. O que gostavas que tivesse saído que não saiu?

4. Qual foi a pergunta ou tópico que correu pior?

Tiago Noira, 17 anos, Ciências Socioeconómicas

Foto

1. Correu bem.

2. Sim.

3. Gostava que tivesse saído uma pergunta sobre o aeroporto, que eu também estudei.

4. Não, por acaso foi tudo acessível.

Ricardo Rodrigues, 18 anos, Ciências Socioeconómicas

1. Correu bem, até, não achei muito complicado.

Foto

2. Sim.

3. É mais o que eu não gostava que tivesse saído. O que eu não gostava que tivesse saído saiu: as cartas sinópticas e a matéria da temperatura.

4. Faltavam 15 minutos para o [fim do] exame e reparei que tinha mais uma folha, por isso, acho que foram essas três últimas perguntas.

Beatriz Reis, 18 anos, Ciências Socioeconómicas

1. Não acho que tenha corrido mal. Mas havia perguntas rasteiras. Não era um exame complicado, mas também não era fácil, pelo que calculo que as médias vão ser entre o 10 e o 11.

Foto

2. Mais ou menos. A matéria estava lá, mas tinha muita cultura geral que nós não damos na escola, nem aprendemos cá fora. Falava sobre vários sítios de Portugal que nós raramente falamos, porque nos referimos ao norte, ao centro ou ao sul. E aqui falava de coisas específicas, como a ilha do Faial, nos Açores, Vila Franca de Xira... Coisas que nós não temos percepção do que é que está a acontecer lá e da política agrícola que acontece lá.

3. A PAC. É uma coisa que sai sempre e desta vez não saiu. E toda a gente estudou muito esta parte da matéria. Para além disso, percebo que também tenham de dar mais valor a outros sítios de Portugal, sem ser a Lisboa, mas também gostava que tivessem dado a Lisboa.

4. Normalmente, as perguntas que correm pior são as escolhas múltiplas, porque não se tem a certeza de nada. Eu fiquei muito em dúvida na 7, na 6.2… Havia muitas parecidas, e palavras desconhecidas, o que nos faz pôr uma ao calhas - parece que estamos a jogar ao totoloto.

Rodrigo Ferro, 17 anos, Ciências Socioeconómicas

1. Correu bem, dentro do possível.

Foto

2. Não. O professor deu a matéria toda, eu é que não estive muito atento às aulas.

3. A radiação.

3. Sobre as isolinhas.

Sugerir correcção
Comentar