Vítor Constâncio, o perfeito burocrata

Aquilo que é realmente importante aqui é nós não engolirmos com passividade este tipo de “banalidade do legal”, como se a lei não devesse estar ao serviço da ética, mas a ética ao serviço da lei.

Aquilo que mais me fascina nas intervenções de Vítor Constâncio na Comissão de Inquérito à CGD, e até nos direitos de resposta que tem vindo a assinar na sequência das notícias de PÚBLICO, é que existe simultaneamente uma grande solidez na sua argumentação em relação a tudo o que é acessório e uma cegueira extraordinária em relação a tudo o que é essencial. Essa é a postura típica do perfeito burocrata, e é por isso que pessoas com o perfil de Vítor Constâncio são tão apreciadas por quem manda e tão preciosas nos cargos que ocupam: elas conseguem que o enquadramento legal esteja sempre de acordo com aquilo que o poder deseja fazer a cada momento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 75 comentários