Carvão e bálsamo

Vencedor do concurso nacional do Doclisboa em 2018, Terra é um documentário simples e contemplativo — um bálsamo no meio do bombardeamento quotidiano de imagens.

Foto
Terra, de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres: vencedor do concurso nacional do Doclisboa em 2018

Não se passa muito (para não dizer que não se passa quase nada) no documentário com que Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres venceram o concurso nacional do Doclisboa em 2018. Nem é preciso: basta ficar a olhar para os seus planos longos, quase hipnóticos, para descobrirmos sempre alguma coisa a acontecer nestes locais do vale do Guadiana onde o carvão ainda se faz de modo artesanal, a partir de madeira queimada no interior do que parecem ser formigueiros enormes. Não falamos de James Benning — seria um pouco abusivo, Terra é outra coisa — mas é inegável que há muito do que se tem chamado de slow cinema nesta paciente e contemplativa hora que nos pede, simplesmente, que deixemos à porta a urgência e nos deixemos seduzir pela majestade do rio que passa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar