Deputados esperam que gestação de substituição fique concluída nesta legislatura

Grupo de trabalho vai traçar esta terça-feira o calendário para apresentação de propostas de alteração ao projecto do BE. Socialistas vão fazer propostas, seguindo as recomendações do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O grupo de trabalho no Parlamento que está a discutir as alterações ao regime jurídico da gestação de substituição reúne-se esta terça-feira. Vários deputados, ouvidos pelo PÚBLICO, acreditam que é possível concluir o processo nesta legislatura. O PS adianta que vai fazer propostas de alteração, seguindo as recomendações feitas pelo Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA).

Até ao momento, o grupo de trabalho ouviu o CNPMA, o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, a Associação Portuguesa de Fertilidade e o ex-presidente do CNPMA Eurico Reis. Esta terça-feira é ouvido o ex-presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida Miguel Oliveira da Silva, ficando completas as audições. Está igualmente prevista a calendarização para os partidos poderem apresentar propostas de alteração ao projecto de lei do BE, para ser posteriormente alvo de votações indiciárias e seguir para votação em plenário.

“Suponho que nos próximos 15 dias a três semanas o processo possa estar concluído. Não sei se será concluído no sentido de aprovar ou de rejeitar o projecto. Mas a conclusão será feita nesta legislatura”, disse ao PÚBLICO o deputado bloquista Moisés Ferreira. O BE apresentou um novo projecto de lei para responder à inconstitucionalidade de várias normas por parte do Tribunal Constitucional (TC). Nesta proposta, a gestante de substituição pode arrepender-se até ao momento do registo da criança, elimina-se o regime de nulidade e a lei define o que deve estar nos contratos a celebrar entre a gestante e o casal beneficiário.

Também a deputada do PS Maria Antónia Almeida Santos exprime o mesmo desejo. “Espero sinceramente que fique resolvido nesta legislatura. É com isso que conto”, disse ao PÚBLICO, revelando que o partido vai apresentar propostas de alteração. “Praticamente todas as que o CNPMA recomendou”, acrescentou.

Entre as recomendações que o CNPMA fez estão a de que só pode ser gestante de substituição uma mulher que já tenha sido mãe e que seja familiar directa ou amiga muito próxima da beneficiária, de forma a minimizar o risco de incumprimento do contrato. Propôs ainda que a lei se aplique apenas a cidadãos nacionais, apátridas e estrangeiros a viver em Portugal. Recomendações que levaram a algumas ressalvas por parte do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e do juiz desembargador Eurico Reis, que consideraram que a limitação da relação familiar ou de grande afinidade pode criar iniquidades.

A deputada do PSD Ângela Guerra, que também acredita que “há tempo” para concluir o processo nesta legislatura, adianta que o partido ainda não tomou uma decisão quanto à apresentação ou não de propostas de alteração. Mas na sua opinião pessoal, a existirem propostas de alteração seriam no sentido de seguir as recomendações do CNPMA. “A meu ver, foram propostas interessantes e que respondem à preocupação do TC.”

O PCP, avança a deputada Carla Cruz, não pondera apresentar propostas de alteração. Desde o início que o partido votou contra a gestação de substituição. “A nossa posição de principio mantém-se. A questão central prende-se com o envolvimento de uma terceira pessoa nesta técnica, que levanta questões muito complexas. De salientar que nas audições foram levantadas questões que aventam mais dúvidas para todo este processo”, salienta.

Sugerir correcção
Comentar