Cresce a vaga para um museu da resistência no Porto

Na Assembleia da República, na Assembleia municipal e, agora, numa carta aberta, várias vozes erguem-se para fazer da antiga sede da Pide no Porto um lugar de memória do anti-fascismo.

Foto
Antiga sede da PIDE no Porto, na Rua do Heroísmo Paulo Pimenta

Meia centena de personalidades subscreveram uma carta aberta em defesa da transformação do actual Museu Militar do Porto – instalado na antiga sede da PIDE na cidade – no Museu da Resistência e Liberdade do Porto. A iniciativa do deputado do BE Luís Monteiro e de um antigo deputado municipal do mesmo partido e ex-preso político, José Castro, segue-se a outros esforços para avançar com o projecto.

“Na comemoração dos 45 anos da Revolução do 25 de Abril, no mesmo momento em que se comemora a inauguração do Museu da Resistência e Liberdade no Forte de Peniche e que já existe o Museu instalado nas antigas instalações do Aljube, em Lisboa, é um imperativo preservar também a memória colectiva da luta contra o fascismo na cidade do Porto e em toda a região norte do país, e assim promover a transformação da ex-sede da PIDE no Porto em museu da resistência”, insistem os promotores da carta.

José Castro e Luís Monteiro são respaldados por nomes como os dos arquitectos Siza Vieira e Souto de Moura, historiadores como Fernando Rosas, Manuel Loff, Joel Cleto ou Maria Alice Samaras. Na cultura surgem personalidades como Sérgio Godinho, José Mário Branco e Capicua, entre outros. Presos políticos como o arqueólogo Cláudio Torres (que esteve detido no edifício da Rua do Heroísmo), Maria Rodrigues, ou Jorge Carvalho (Pisco) o último português preso, por motivos políticos, naquelas instalações, associam-se ao apelo.

Esta iniciativa é divulgada pouco dias depois da aprovação, na Assembleia Municipal do Porto, de uma recomendação da CDU no mesmo sentido, e numa altura em que dois projectos em defesa desta mesma ideia, um do Bloco, outro do PCP, estão a ser trabalhados no âmbito da Comissão Parlamentar de Cultura, na Assembleia da República. A proposta comunista no Porto recolheu os votos favoráveis do PS, do Bloco, do PAN e de um membro do grupo de Rui Moreira, num total de vinte, e contou com 26 abstenções, vinte dos apoiantes de Rui Moreira e seis do PSD.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários