GNR levantou 31 mil autos por incumprimento na limpeza de terrenos

Ministro da Administração Interna garante que 70% das faixas combustíveis foram limpas entretanto.

Foto
ADRIANO MIRANDA

O ministro da Administração Interna assegurou, este domingo, que mais de 70% das faixas de gestão combustível para prevenção de fogos rurais já foram limpas este ano de acordo com a legislação.

Eduardo Cabrita revelou, também, em declarações ao PÚBLICO, que a GNR levantou 31.500 autos por incumprimento das normas de limpeza, que estão agora a ser avaliados caso a caso.

O governante participou na cerimónia de inauguração das novas instalações operacionais da Associação de Bombeiros Voluntários de Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira, que envolvem um investimento de cerca de 1, 2 milhões de euros, comparticipados em 514 mil euros por fundos comunitários.

O presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa e o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses alertaram, todavia, para a falta de mecanismos que permitam às corporações das Área Metropolitana de Lisboa candidatarem-se a apoio comunitários para a renovação dos seus parques de viaturas, normalmente muito desgastados pela participação nas operações de combate a fogos florestais.

Eduardo Cabrita garantiu que essa questão será tida em conta no próximo quadro comunitário de apoio e na Estratégia Portugal 2030. E afirmou, em jeito de balanço, que, nos últimos quatro anos, foram inaugurados mais de 70 novos edifícios de corporações em todo o país.

No final da cerimónia, em resposta ao PÚBLICO, Eduardo Cabrita afiançou que “nunca houve tanto investimento na limpeza das faixas de gestão combustível”.

O ministro da Administração Interna explicou que tem vindo a reunir com os autarcas de todo o País, em sessões de âmbito distrital, para analisar o trabalho feito ao nível da prevenção.

“É consciência de todas as autarquias que a resposta na prevenção, em articulação com a protecção civil, é uma prioridade absoluta. Por isso, nunca se limpou tanto e percebe-se que esta é, hoje, uma resposta decisiva”, vincou o governante.

“A GNR identificou 31.500 situações que precisavam de uma resposta mais adequada. Está a fazer o levantamento um a um desses casos. E identificaram-se já níveis de cumprimento acima dos 70%. É esse esforço que todos vamos continuar a fazer para um Verão mais seguro”, acrescentou Eduardo Cabrita, que se referiu, também, ao facto de se assinalarem, esta segunda-feira, dois anos sobre a “tragédia” de Pedrogão Grande.

“Acho que todos os portugueses aprenderam. A resposta é de todos, é da comunidade, é das autarquias, é dos produtores florestais, é de toda a sociedade civil. E também do Estado, naturalmente. É esta capacidade de mobilização que nos permite ter, hoje, o maior sistema de resposta a riscos vários, que funciona todo o ano. Nunca tivemos tanta capacidade operacional instalada de Janeiro a Junho e, certamente, nos meses mais exigentes. A prevenção é o melhor investimento para que não seja necessária tanta capacidade de resposta”, observou o ministro da Administração Interna.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários